Usuários do WhatsApp já podem editar suas mensagens enviadas em conversas individuais ou em grupos. A novidade foi anunciada nesta segunda-feira (22) pelo CEO da Meta, Mark Zuckerberg, em seu perfil oficial no Facebook.
O recurso vai permitir reescrever o texto de mensagens enviadas por engano ou com algum erro de digitação nas conversas. Segundo o WhatsApp, isso deve evitar que a pessoa tenha que deletar um conteúdo já enviado, como ocorria antes.
A mensagem editada exibe um rótulo logo abaixo de “Mensagem editada às” seguido do último horário de modificação. Cada pessoa tem até 15 minutos para realizar essa ação a partir do momento que enviou a mensagem original.
Os ajustes ficam registrados em um histórico de edição acessível por qualquer pessoa do grupo. Dessa forma, dá para ver como era o texto antigo e como ele ficou após a correção.
A ferramenta de edição é ótima para quem costuma enviar mensagens muito grandes, nas quais erros podem passar batidos. Em vez de apagar e recomeçar do zero ou mandar correções manuais usando asterísco em uma nova mensagem, você corrieg a própria mensagem e pronto.
Para editar uma mensagem no WhatsApp, você deve fazer o seguinte:
Como de costume, tanto os conteúdos originais quanto os editados serão protegidos por criptografia de ponta a ponta. Somente pessoas autorizadas, ou seja, incluídas nas conversas, deverão visualizar os textos no mensageiro.
O recurso está disponível para todos os usuários do WhatsApp, mas será liberado gradualmente ao longo das próximas semanas. Isso significa que o seu app ainda pode não ter suporte às mensagens editadas neste momento mesmo que esteja na versão mais recente disponível nas lojas de Android e iOS.
Na semana passada, o WhatsApp Beta começou a testar a capacidade de editar mensagens, uma forma de antecipar o lançamento de hoje. O limite de 15 minutos já estava presente e também não era possível adicionar fotos ou áudios durante o ajuste.
A edição de mensagens na versão Web chegou no começo de maio, embora a empresa já tivesse exibido um alerta que antecipava o desembarque do botão. Aparentemente, somente o WhatsApp Beta para Windows ainda não deve ter nada parecido — o que não deve demorar.