Vendas recordes de elétricos ampliam negócios por fintech
1 de junho de 2023
Redação

O crescente aumento da frota de veículos elétricos no Brasil, impulsionado pela queda global de preços dos automóveis em geral, entre caminhões, ônibus, carros e motocicletas, tem ampliado o portfólio de soluções da fintech Meu Financiamento Solar, uma solução banco BV especializada em financiamento para projetos de painéis fotovoltaicos no Brasil.

Com o consequente aumento na demanda por pontos de recarga no Brasil, a fintech tem apostado em linhas especificas para financiar os carregadores de veículos elétricos, com perspectivas de crescimento acelerado deste produto financeiro nos próximos cinco anos.

Segundo estudo da Bloomberg New Energy Finance (BNEF), os veículos elétricos deverão se tornar mais baratos que veículos a combustão por volta de 2027. A projeção é calcada nos recentes planos ambiciosos anunciados pelas grandes montadoras internacionais, de expandir a oferta de veículos elétricos e, assim, aumentar o ganho de escala em termos globais.

Segundo a International Energy Agency (IEA), os veículos elétricos representaram 14% do total das vendas de novos veículos no mundo. Em 2021, esse percentual foi de 9% e, para 2023, a projeção é de 18%. Desse percentual, aproximadamente 70% são veículos 100% elétricos, conhecidos como BEVs (Battery Electric Vehicles).

Dados internacionais mostram que, somente em 2022, mais de 900 mil pontos de recarga gratuita foram instalados no mundo, representando um crescimento de 55% em relação a 2021. Atualmente, o país que mais investe nesse mercado é a China.

De acordo com mapeamento feito pelo Meu Financiamento Solar, 90% dos veículos elétricos que circulam no Brasil são carregados em casa e no trabalho. A solução de crédito da empresa já está disponibilizada na plataforma e aquisição dos carregadores pode ser feita de forma individualizada ou então integrada com a instalação de painéis solares em telhados de residências e empresas.

A intenção é atender proprietários de painéis fotovoltaicos, de veículos elétricos e híbridos e consumidores em geral que buscam novas soluções energéticas e sustentáveis para suas residências, empresas e meios de transporte.

Segundo Carolina Reis, diretora do Meu Financiamento Solar, a proposta com a nova solução é democratizar ainda mais os veículos elétricos aos consumidores em geral no País, com um serviço 100% digital e sem burocracia. “O desenvolvimento de soluções é o pilar principal do DNA da empresa, que vem da economia digital com foco no cliente e nas tendências de mercado na área de sustentabilidade”, comenta Carolina.

Compartilhe: