Vendas na PB recuam 0,3%, em setembro
7 de fevereiro de 2024
Redação

O volume de vendas do comércio varejista na Paraíba recuou 0,3% em setembro, frente aagosto, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (08), peloI BGE. A variação contrasta com o avanço observado na média nacional (0,6%) e ficou entre as 10 negativas mais intensas do país


Nesse mesmo comparativo, a receita nominal do setor paraibano, que no mês anterior havia registrado queda de 3,8% em relação a julho, permaneceu estável (0,0%). Na média brasileira, houve aumento de 1%.
Já na comparação com setembro de 2022, foram observadas, no estado, as maiores reduções do país, tanto no volume de vendas (-26,4%), como na receita nominal (-22,8%). Enquanto isso, na média do Brasil, houve altas de 3,3% e de 5,4%, respectivamente.


O comércio varejista paraibano também apresentou as variações negativas mais intensas, entre todas as unidades da federação, no acumulado deste ano, até setembro, diante dos resultados do mesmo período do ano anterior. Foram constatadas retrações de 5,9%, no volume, e de 4,2%, na receita, ao passo que, no cenário nacional, foram verificados aumentos de 4,3%, no primeiro.

Varejo ampliado


O comércio varejista ampliado, na Paraíba, também apresentou reduções, tanto no volume de vendas (-2,2%), como na receita nominal de vendas (-1,9%), em setembro, frente a agosto. No cenário nacional, por sua vez, houve crescimento nesses indicadores, de 0,2% e 0,5%, respectivamente. O setor inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças, material de construção e as de atacado especializado em alimentos, bebidas e fumo.


O varejo ampliado paraibano também registrou os recuos mais intensos do país, na comparação com setembro de 2022 – de 16,3%, no volume, e 12,8%, na receita. No acumulado do ano, o primeiro indicador teve queda (-0,4%), mas o segundo cresceu (2,2%). Já no acumulado de 12 meses, os índices paraibanos ficaram entre os cinco maiores entre todas as unidades da federação, com variações positivas de 5,1% e 8,6%, respectivamente.

Compartilhe: