Varejo alimentar tem aumento de 7,2% nas venda
19 de junho de 2024
Redação

Desempenho do varejo alimentar registrou o maior crescimento do ano, com aumento de 7,2% nas vendas em unidades em comparação a maio de 2023; impactando o faturamento total do setor que cresceu 9,4%. Aliado a uma variação de 2,1% nos preços, o setor atingiu, portanto, a maior variação do ano. É o que aponta a análise mensal da Scanntech, líder em inteligência para o varejo alimentar. O mês marcado por condições climáticas extremas como o desastre natural no Rio Grande do Sul, onda de calor que tornou o período, o mais quente já registrado no mundo (em terra e no mar), e o aumento de casos de dengue provocaram aumentos significativos de itens essenciais como arroz (+52,9%) e água (+65,5%), sorvetes (+41,1%) e inseticidas (+53,2), refletindo tanto em unidades vendidas quanto em faturamento.
 

 “Maio foi um mês de forte crescimento, impulsionado por estes eventos atípicos, mas também pela resposta solidária dos consumidores à situação de calamidade no Rio Grande do Sul. Já que todas as regiões do país apresentaram algum crescimento. Este desempenho reflete a resiliência do mercado consumidor brasileiro e a capacidade do setor de se adaptar a condições extraordinárias”, explica Priscila Ariani, diretora de marketing da Scanntech. 
 

De fato, na análise regional, podemos perceber as variações de crescimento entre as diferentes regiões do país: a região Sul: registrou o maior crescimento em faturamento, seguida pela região Norte do País. A região Leste (Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro) aparece em 3º lugar. Todas as regiões apresentam em comum o forte crescimento de água e arroz; no Sudeste, se destaca também a venda de sorvete e em São Paulo, além desses itens, a venda de inseticida.
 

Entre as categorias com melhor desempenho na contribuição para o crescimento do faturamento, os dados da Scanntech apontam a cesta de Bebidas, com destaque para água, refrigerantes e cervejas, com uma alta de 19,3% em relação a maio de 2023; e a cesta de mercearia básica, que após dois meses de queda, registrou um crescimento de 7,8% em faturamento e 5,5% em vendas unitárias, puxada por produtos como arroz, café e açúcar.
 

Outro produto relevante foram os inseticidas, que embora não apareçam nas categorias de maior crescimento nacionalmente, tiveram uma relevância significativa em São Paulo, região onde o item cresceu 112%, refletindo a preocupação da população com a dengue.
 

Já no quesito canais, os supermercados apresentaram a maior alta em faturamento, atribuída à variação positiva de preços, já os atacarejos regionais registraram um crescimento significativo nas vendas unitárias, destacando-se entre os demais canais 
 

Sobre a Scanntech

Usada por 9 em cada 10 top varejistas do canal alimentar e por mais de 300 das maiores indústrias, a Scanntech segue revolucionando o modo de se usar informações de mercado. A companhia desenvolveu uma plataforma de inteligência granular, ágil e acionável, que permite a identificação das maiores oportunidades, alavancando os resultados do varejo, da indústria e dos distribuidores e aproximando os parceiros comerciais. Ao todo, analisa dados de mais de R$ 763 bilhões do faturamento do varejo brasileiro por meio de uma base robusta e granular de mais de 40 mil PDVs automaticamente, sem manipulação humana, para oferta de insights

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