Unimed-JP lança polo de faculdade com simpósio internacional
29 de maio de 2023
Redação

A Unimed-JP fará o lançamento do Polo Educacional da Faculdade Unimed em João Pessoa nos dias 2 e 3 de junho próximos, com o simpósio internacional “Perioperatório eficiente”. O evento terá participação de profissionais dos Estados Unidos, Emirados Árabes e Brasil.

A programação começa na sexta-feira (2) com o descerramento da placa de reinauguração do auditório, que levará o nome do José Romero Almeida Ferreira (in memorial). O ato terá o presidente da Unimed-JP, Gualter Ramalho,  e familiares do ex-deputado e médico. 

A abertura do evento será feita pelo presidente da Faculdade/Fundação Unimed, Helton Freitas, às 8h20. 

As exposições começam às 8h30, com o tema “ERAS e os Programas de Qualidade em cirurgia”, com Omar Meija (Incor-SP), tendo como moderador Maurílio Onofre (Unimed-JP).

Das 8h45 às 9h45, o tema será “Avanços nos protocolos de rápida recuperação: qual a próxima fronteira?”, tendo como moderador Omar Meija. Maurílio Onofre vai abordar “cirugia Cardíaca”; Petrúcio Abrantes Sarmento (Unimed-JP), vai tratar de “Cirurgia Torácica”; Cássio Virgílio Cavalcante de Oliveira (Unimed-JP), vai falar de “Cirurgia do aparelho digestivo”; Christian Diniz Ferreira (Unimed-JP), “Neurocirurgia”; e Sacha Medeiros do Amaral (Unimed-JP), “Ortopedia”.

Das 9h45 às 10h, tendo como moderador Omar Meija, o tema é “Estratégia de preparo para cirurgias em fluxo de rápida recuperação”, com Eduardo Lima (Incor-SP).

Das 11h10 às 11h50, tendo como moderadores Igor Mendonça e Yuzeth Nóbrega 9Unimed-JP), o tema será Impacto da mudança cultural na UTI ERAS?”, por Erick César de Farias Albuquerque (Unimed-JP). Em seguida vem “ERAS sob a lupa do custo-efetividade impacto na sustentabilidade”, por Petrúcio Sarmento. 

O simpósio é retomado às 14h, com o tema “Como otimizar o modelo de recuperação rápida”, com moderação de de Cléber Andrade e Gilvandro Lins (Unimed-JP). Luciana Lima (IMIP-PE), fala de “Na Anestesia Pediátrica?”; Pedro Paulo Tanaka (EUA), “Na Anestesia no Adulto?”; e Gualter Ramalho, “Na Anagelsia Perioperatória?”.

Das 14h55 às 16h05, o tema é “Panorama Eras no Mundo”com Cássio Virgílio e Valdir Delmiro (Unimed-JP). 

“Quais os resultados dos fluxos de rápida recuperação no Mundo?”, a experiência do Hospital Medical City (Emirados Árabe), por Marcelo A.F.Ribeiro Jr. (Emirados Árabe); a experiência Cleveland Universty, será relatada por Lucileia Teixeira (Ohio/EUA); e a experiência InCor (HCFMUSP), por Omar Meija.

Em seguida o tema será “Dicas e truques na UTI em cirurgia de alta complexidade”, a experiência University of Florida será contada por Thiago Beduschi (EUA).

Das 16h20 às 16h50, “Cultura do aprendizado e justa na aviação: como trazer para a área da saúde?”, será o tema de Maurício Ponte (astronauta análogo da NASA). Depois, “Coaching para treinamento de habilidades técnicas: quais as barreiras?, fica por conta de Omar Meija. “Coaching para treinamento de habilidades não técnicas e cognitivas: quais as barreiras?”, será o tema de Róger Doglius (EUA).

Das 17h50 às 18h10, o tema será “Sustentando as novas práticas cirúrgicas, protocolos, plataformas e profissionais: os 3Ps de teoria (ERAS-ST), com Omar Meija e Roger Doglius. 

O sábado do simpósio começa tratando de educação e transformação, tendo como moderadores Gualter Ramalho e Omar meia. Das 9h às 9h15, “Qual motivo da baixa aderência aos protocolos de rápida recuperação pelo mundo?”, com Luiz Fernando Falcão (Unifesp). Das 9h30 às 9h45, “Quais os desafios do Inova-Incor para os próximos 5 anos?”, a cargo de Fábio Janet (InCor-SP). 

Os painéis sobre tecnologia e saúde terão com moderadores João Modesto e Ronaldo Farias (Unimed-JP). Das 9h45 às 10h, o tem será “Papel da Inteligência Artificial na Saúde”, com Weber Ramalho (CESAR-PE). Das 10h15 às 10h30, “Comunicação digital na saúde” será o tema do doutor em Computação e secretário de Tecnologia da Prefeitura de João Pessoa, Guido Lemos.

Os debates são retomados com o painel “Um Olhar para o Futuro”,. Das 10h50 às 11h10, o tema será “Como melhorar a satisfação e experiência do paciente”, com Erika Bomer (DF). Das 1h10 às 11h30, “Como melhorar sistemas”, com o astronauta análogo Maurício Pontes. Das 11h30 às 11h450, “Qual o futuro das cirurgias de alta complexidade nos hospitais?”, com José Otávio Costa Auler Júnior (USP). 

O encerramento será feito por Helton Freitas e Gualter Ramalho, às 12h. 

Na sexta-feira (2), das 9h às 12h,  também haverá uma reunião de planejamento estratégico para o Polo Educacional da Faculdade Unimed, com os temas “Regras e procedimentos de implantação do Polo Educacional e unidade de negócios com a Faculdade Unimed” e depois terá a “Apresentação do Centro Nacional de Pesquisa Clínica e Tecnologia Unimed (processo de implantação e apoio local ao desenvolvimento e formação da Rede Unimed de Pesquisa)”.

Compartilhe: