Turismo corporativo muda com Carnaval mais cedo
7 de fevereiro de 2024
Redação

Para a VOLL, maior agência de viagens corporativas, o ano comercial começará mais cedo e aumentarão as oportunidades de negócios no período. Número menor de feriados prolongados também impactará o calendário corporativo

Em 2024, o Carnaval chegará mais cedo. As festividades ocorrerão na primeira quinzena de fevereiro, com o feriado oficial, a terça-feira de Carnaval, caindo no dia 13. A última vez que isso aconteceu foi em 2018. Para a VOLL, maior agência de viagens a trabalho da nova economia (www.govoll.com), isso significa que o ano comercial também iniciará antes, já que no Brasil, culturalmente, os assuntos relativos aos negócios começam a ser tratados após esse feriado.

Outro fator que pode impulsionar os negócios é o número menor de feriados em dias úteis: enquanto neste ano tivemos 10 deles, sendo 9 prolongados, em 2024 teremos 7, com 5 prolongados, quase metade. O executivo Luiz Moura, cofundador da agência de viagens corporativas VOLL e conselheiro de turismo da FecomercioSP, analisa esse cenário.

Luiz explica que existe uma diferença clara de comportamento no planejamento de viagens corporativas e viagens a lazer: a antecedência da compra de passagens e serviços é menor no caso das viagens a trabalho, porque estas dependem da disponibilidade de agenda de parceiros e clientes. A agenda do mundo corporativo é mais dinâmica do que a das férias e dos intercâmbios, por exemplo. “Com mais dias úteis ao longo de 2024, as oportunidades de encaixar agendas e fechar viagens de negócios aumentam”, conclui.

Os números, em ritmo crescente, confirmam. Em agosto, o setor atingiu gasto de R$ 10,73 bilhões, alta anual de 3,7% em relação ao mesmo período de 2022, e o melhor desempenho para o mês desde 2014, segundo dados do Levantamento de Viagens Corporativas (LVC), desenvolvido pela FecomercioSP em parceria com a Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (ALAGEV). O volume representa um incremento de R$ 385 milhões no faturamento. Neste cenário, os últimos meses deste ano devem ser aproveitados para planejar com a maior antecedência possível o programa de viagens corporativas que serão decisivas para sustentar a estratégia de negócios projetada para 2024, seja para expansão de mercado, manutenção de clientes, lançamentos ou outras iniciativas.

Outro motivo para antecipar o planejamento é o possível aumento da demanda por serviços de viagens corporativas. Se ter mais dias úteis significa mais dias para fazer reuniões presenciais, conexões comerciais e estabelecer parcerias, logo, as grandes empresas devem buscar oportunidades em mais lugares. “O inventário do turismo, porém, não é flexível como o de outros setores”, alerta Luiz. “Não se consegue construir um hotel ‘da noite para o dia’, não é possível adicionar um avião para realizar um novo voo comercial de forma instantânea. A oferta continuará basicamente a mesma, então, com o aumento da procura, isso quer dizer que os preços vão subir”. Segundo o cofundador da VOLL, a antecipação do planejamento deve garantir não só os melhores c

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