Um estudo realizado pela Cortex, referência em Inteligência de Vendas B2B na América Latina, mostrou que, no primeiro semestre de 2023 foram abertas 19.889 empresas de Tecnologia da Informação no Brasil. Em 2022, o total de CNPJs abertos durante todo o ano neste segmento foi 41.353. O maior crescimento registrado nos últimos anos foi em 2021, quando houve um aumento de 47% no número de novos negócios abertos em comparação ao ano anterior.
A cidade de São Paulo é a que concentra mais empresas abertas no período, 70,2 mil novos CNPJs. Em seguida está o Rio de Janeiro, com 13,7 mil. Curitiba aparece na terceira posição, com 9,9 mil. Logo após estão Belo Horizonte e Brasília, com 8,8 e 7,7 mil, respectivamente.
Atividades econômicas mais escolhidas pelos empreendedores do segmento de Tecnologia da Informação:
Panorama
O país conta hoje com 252 mil empresas de TI. Dessas, 243,2 mil são matrizes e 8,8 mil são filiais. Em relação ao porte, 81,2% são micro; 17,1% pequena; 1% média e 0,7% grande. Já quanto ao faturamento, a maioria está na faixa de R$81 mil a R$360 mil.
Sobre a Cortex
A Cortex é referência em Inteligência de Vendas B2B na América Latina e a única empresa brasileira membro da Global Data Alliance. Sua plataforma de Sales Intelligence utiliza Inteligência Artificial para cruzar dados de mais de 17 mil fontes e consolidar um conjunto inédito e mais preciso de informações sobre empresas. A partir destes dados exclusivos, seus modelos de Machine Learning são capazes de sugerir negócios com maior chance de fechamento, otimizando assim o processo comercial dos seus clientes. Além disso, a Cortex é a única plataforma no Brasil que possui uma base de empresas global, com dados de mais de 150 países.