A Diretoria Colegiada da Sudene aprovou a consulta prévia da AXYZ Administradora de Hoteis, que pleiteia recursos do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) no valor de R$ 23,1 milhões para implantação de um empreendimento hoteleiro em João Pessoa (PB). O Amado Bio & SPA Hotel contará com 240 quartos e receberá um investimento total de R$ 57,8 milhões. Para o acesso ao crédito, novas etapas deverão ser cumpridas.
O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, afirmou que o pedido da empresa demonstra a versatilidade e capilaridade dos instrumentos da autarquia para estimular negócios em toda a região. “As demandas feitas aos nossos instrumentos de ação, a exemplo do FDNE e dos incentivos fiscais, são de empreendimentos de portes e atividades muito diferentes entre si. Isso mostra que os fundos regionais e incentivos fiscais são estratégicos para qualquer negócio e capazes de estimular a geração de emprego e renda até mesmo em cidades de pequeno porte”, disse o gestor.
“Essa demanda é para a instalação de um hotel no Cabo Branco, um dos principais polos hoteleiros do país. É a primeira consulta prévia de um empreendimento dessa região”, destacou o diretor de Gestão de Fundos e Incentivos Fiscais da Sudene, Heitor Freire. Ele acrescentou que espera diversificar a carteira de projetos financiados pelo FDNE, um dos principais instrumentos de ação da Autarquia, que, neste ano, teve a totalidade dos recursos aplicados no setor de energia.
O diretor de Administração da Sudene, José Lindoso, enfatizou a alta empregabilidade do setor hoteleiro. Segundo ele, para cada quarto, são criados de dois a três postos de trabalho. A empresa informou à instituição que serão gerados 180 postos de trabalho durante a fase de implantação e 530 (diretos e indiretos) quando o hotel estiver em plena operação.
O superintendente Danilo Cabral lembrou que, em sua primeira visita institucional ao governador João Azevedo, na Paraíba, conheceu o projeto do Polo Turístico da capital paraibana. A iniciativa é um projeto do Governo da Paraíba que destina ao todo 35 lotes para o desenvolvimento do maior complexo turístico planejado do Nordeste. O Governo da Paraíba. Ele está situado em uma área de 654 hectares, em uma região privilegiada da capital Paraíba, dentro da área urbana e próximo a diversos pontos turísticos. O complexo contará com resorts, parque aquático, animação e equipamentos de comércio e serviços. Atualmente o projeto já conta com o Centro de Convenções com capacidade para receber 20 mil pessoas, simultaneamente, em seus quatro prédios principais, dentre os quais se destaca o Teatro Pedra do Reino, um dos mais modernos teatros do Brasil, com capacidade para três mil espectadores.
Após a aprovação da consulta prévia, a Sudene emitirá termo de enquadramento da consulta prévia ao interessado, que negociará o projeto com o agente operador credenciado de sua preferência para apresentar os projetos e solicitar análise técnica e de risco. Atestada a viabilidade dos empreendimentos, a superintendência poderá, então, aprovar o financiamento, procedendo com a liberação do crédito.