O avanço nas tarifas de energia elétrica e a expansão da geração distribuída (GD) estão estimulando uma demanda crescente pelo serviço de energia solar por assinatura* no Brasil. O número de usinas operando nesse modelo disparou, tendo atingido 6.652 em setembro de 2023, um crescimento de 250% desde os 1.900 registrados em 2021, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar). E este modelo de consumo deve ter continuado a crescer forte em 2024, pois o Brasil continuou a adicionar geração solar a um ritmo forte, com mais 4 gigawatts (GW) nos primeiros meses do ano, alcançando um total de 41 GW, incluindo aqui grandes usinas solares e sistemas de geração própria em telhados, fachadas e pequenas áreas.
A popularidade do serviço de energia solar por assinatura* tem aumentado, visto que esta abordagem não requer a instalação do sistema fotovoltaico, fazer adaptações nos imóveis ou equipamentos, nem fazer um investimento inicial para o consumidor começar a obter os benefícios econômicos e ambientais em seu consumo de energia. Apesar da energia solar ter o menor custo para geração na atualidade, e do sol ser abundante na maior parte do Brasil ao longo do ano, muitos consumidores brasileiros enfrentam desafios para instalar um sistema fotovoltaico em seus imóveis, seja devido à falta de espaço, estrutura, seja pelos altos custos, ou mesmo por estarem em imóveis alugados.
Por superar esses obstáculos, o serviço por assinatura representa a melhor solução para estes consumidores. Nesse modelo, o consumidor adere a uma associação ou consórcio de consumidores e consome parte da energia solar gerada em nome da associação, sem a necessidade de produzi-la em seu próprio imóvel. Funciona assim: a associação ou consórcio de consumidores desenvolve ou aluga usinas de energia (em geral solar), obtendo créditos de energia que podem ser alocados para seus membros (o consumidor-assinante). Essa modalidade foi viabilizada a partir de 2015, quando a geração compartilhada foi autorizada pela Aneel.
“Algumas das vantagens da energia solar por assinatura são o consumo limpo e consciente, já que a geração de energia fotovoltaica não emite gases do efeito estufa, além de representar uma economia significativa na conta de luz, que pode chegar a 20% do consumo em algumas regiões. E é especialmente adequada para consumidores que não podem gerar energia em seus próprios imóveis por qualquer que seja o motivo”, diz Marciliano Freitas, CEO da Desperta Energia, empresa de base tecnológica focada no segmento de geração distribuída de energia. A economia pode ir mais além, como explica o executivo: “Existe a opção de receber o benefício da adesão à assinatura de energia como cashback ao pagar o consumo de energia, o que pode adicionar mais vantagem aos assinantes de acordo com sua fidelidade e pagamentos em dia.” Esses benefícios tornam a assinatura de energia mais vantajosa para o consumidor, ao invés de seguir consumindo energia da distribuidora.
O modelo se destaca por não necessitar de instalação de um sistema fotovoltaico, uma vez que o investimento requerido pode se tornar uma barreira para muitos consumidores. Nesse caso, é preciso apenas pagar mensalmente pelo consumo dos créditos de energia (com custos menores) alocados para o assinante. “Ao alocarem os créditos de energia para si através da associação, ou seja, consumir energia através da energia por assinatura, o consumidor tem custos mais previsíveis, e também evitam flutuações associadas às bandeiras tarifárias que podem aumentar o preço da eletricidade em épocas de escassez. Isso resulta em uma maior estabilidade financeira para famílias e empresas. E os créditos alocados podem ser revistos periodicamente, para que reflitam o nível de consumo efetivo a cada momento, aspecto importante para o melhor planejamento financeiro de qualquer empresa ou família”, conta Marciliano.
Em relação ao processo de adesão ao serviço, a tecnologia possibilita que tudo seja feito por simulações online e propostas assinadas digitalmente. Freitas conta que a Desperta Energia investiu em desenvolver um sistema de conta única para os assinantes de energia solar, facilitando o cotidiano. ”Antes, o assinante de energia recebia duas faturas: uma da distribuidora local e outra referente ao consumo de energia por assinatura, o que confundia os assinantes e gerava descontentamentos. Nosso trabalho foi tornar esse processo mais simples, enviando apenas uma conta. E o cashback torna muito mais fácil a visualização do benefício recebido”, explica ele.
De qualquer maneira, a energia solar por assinatura ainda enfrenta desafios, como a necessidade de consumo na mesma região da locação da usina solar e a (ainda) falta de familiaridade por parte dos consumidores e empresas, o que implica em percepção de risco para o produto que não existe. “O caminho ainda é longo, porém, a energia solar já se consolidou como a segunda maior fonte de eletricidade e representa 17% da matriz elétrica nacional, e o modelo de energia por assinatura seguirá crescendo. Sabemos que o potencial desse mercado é gigante”, finaliza Marciliano.
*A energia solar por assinatura é baseada nos termos da geração compartilhada de energia, modalidade regulamentada através da Lei Federal 14.300/2022 e Resoluções Normativas 1.000/2021 e 1.059/2023 da ANEEL. Ao contratar a energia solar por assinatura da Desperta Energia, o cliente adere a uma associação ou consórcio de consumidores de energia, o qual é possuidor ou proprietário de usinas solares que geram energia em benefício de seus membros.
Sobre a Desperta Energia
A Desperta Energia tem como propósito democratizar os benefícios da geração solar.Para investidores em usinas solares, proporcionamos a locação das usinas solares para as associações de consumidores, de maneira que podem obter renda mensal atrativa e recorrente dentro das regras permitidas da geração distribuída de energia. Para proprietários de áreas que desejam alugar, podemos indicar interessados em implementar projetos de geração solar. E para os consumidores de energia, proporcionamos o consumo de energia renovável com benefícios, através da Assinatura de Energia* da Desperta Energia, com contratação fácil, 100% digital, pagamento através de conta única e contando com o único Cashback no consumo de energia do Brasil. Temos também parcerias com integradores de projetos solares, financiadores e outras empresas com interesse nas atividades de geração solar, dada a sinergia com nossas atividades.