Sertão indica temas para conferência de tecnologia
19 de março de 2024
Redação

A primeira fase da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação 2024 (CECTI) teve início na segunda-feira (18) no auditório da Universidade Federal de Campina Grande, em Sousa. O evento, organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), contou com debates, palestras e painéis que mobilizaram a sociedade para temas relevantes na Paraíba e no mundo.

Na cerimônia de abertura, o secretário executivo da Secties, Rubens Freire, deu as boas-vindas e mediou a palestra da vice-presidente da Sociedade Brasileira de Progresso da Ciência (SBPC), Francilene Garcia, que abordou o papel da Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável para uma Paraíba inteligente e inovadora.

Rubens Freire destacou a importância da conferência como um esforço coletivo para inserir a política estadual de ciência, tecnologia e inovação na agenda da sociedade paraibana, com contribuições de especialistas sobre questões como mudanças climáticas e avanços tecnológicos.

As discussões e debates da conferência resultarão em propostas de políticas públicas a serem apresentadas na reunião de grupos de trabalho, prevista para esta terça-feira (19). O evento contou com a participação de professores, estudantes, empresários, representantes da sociedade civil e líderes da comunidade científica.

A conferência, que tem como tema “Paraíba: construindo um futuro inovador e sustentável”, é realizada em parceria com instituições de ensino e pesquisa, setores empresariais e organizações da sociedade civil. As propostas elaboradas durante o evento serão encaminhadas para a etapa regional e, posteriormente, integrarão o relatório nacional, contribuindo para a elaboração da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI 2024-2030).

Além disso, os painéis realizados durante a conferência permitiram a participação da população na construção de políticas públicas sobre desenvolvimento regional, divulgação científica, turismo, desenvolvimento social, meio ambiente e transição energética.

As próximas etapas da conferência ocorrerão nos dias 21 e 22 deste mês, em Campina Grande, e nos dias 4 e 5 de abril, em João Pessoa. As inscrições para a etapa em Campina Grande estão abertas e podem ser feitas através do link: cecti.pb.gov.br.

Compartilhe: