Sebrae terá Fórum de Monitoramento Regionais
9 de abril de 2024
Redação

Discutir o planejamento de ações estratégicas com foco no desenvolvimento econômico sustentável e alinhado à integração dos municípios que compõem a região do cariri no território paraibano. Esse foi um dos objetivos do 1º Fórum de Monitoramento dos Compromissos Regionais, evento promovido pelo Sebrae/PB e parceiros, entre os dias 8 e 9, na cidade de Taperoá.

O encontro, que também faz parte das ações do Programa Líder no cariri, aconteceu no polo UAB e contou com a participação de empreendedores, líderes da região, além de gestores públicos e representantes da Associação dos Municípios do Cariri e Agreste da Paraíba (Amcap).

De acordo com a gerente da agência regional do Sebrae/PB em Monteiro, Madalena Arruda, o propósito do fórum também foi de mobilizar os líderes da região, visando o planejamento de ações para estimular cada vez mais o crescimento do empreendedorismo e a sustentabilidade dos negócios em seus diversos segmentos. “O propósito é promover a integração sustentável da região, que é destacada pelo empreendedorismo e pelo desenvolvimento econômico e social”, enfatizou.

Madalena Arruda também lembrou que o evento faz parte das atividades da Agenda do Pacto Novo Cariri 2033, lançada pelo Sebrae em novembro de 2023. “Neste momento, a pauta de discussão é o monitoramento dos compromissos regionais e as decisões da agenda que foi construída”, explicou.

O prefeito de Cabaceiras, Tiago Castro, participou da programação e destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Sebrae e outras instituições parceiras. Segundo ele, a retomada do Pacto Novo Cariri tem despertado novas ideias. “É unir e fortalecer o potencial econômico do cariri, através das lideranças de cada cidade, empresas parceiras e todos os atores sociais. O Pacto Novo Cariri inspira essa integração de forças e o resultado da mobilização é pensar novas estratégias para impulsionar ainda mais o desenvolvimento do nosso território”, comentou.

O desenvolvimento da Agenda Pacto Novo Cariri 2033 ficou definido com a indicação de três eixos estratégicos: turismo e economia criativa; cadeias produtivas rurais; e inovação e cultura empreendedora. A partir dessas áreas, o Sebrae/PB e parceiros atuam para fortalecer o território e garantir a criação de soluções com foco no crescimento sustentável dos pequenos negócios.

Compartilhe: