Foram prorrogadas, até o dia 23 de agosto, as inscrições para os interessados em atuar como bolsistas no Projeto Agentes Locais de Inovação (ALI). Desenvolvida pelo Sebrae, a iniciativa tem como objetivo promover e estimular a inovação entre os pequenos negócios, através da atuação de agentes capacitados. Na Paraíba, o processo seletivo oferece 50 vagas, sendo 10 para contratação imediata e 40 para cadastro de reserva.
De acordo com o edital de seleção, disponível no endereço eletrônico https://www.concepcaoconsultoria.com.br/pagina/262/SEBRAEPB-ALI-2024.aspx, o valor das bolsas oferecidas pelo projeto varia entre R$ 5 mil e R$ 6,5 mil, conforme a modalidade escolhida pelo candidato. Há vagas disponíveis para atuação estadual e também em municípios atendidos pelo Sebrae/PB, entre os quais estão João Pessoa, Campina Grande, Patos e Guarabira.
Ainda conforme o Sebrae/PB, podem participar da seleção pessoas graduadas ou pós-graduadas em Administração, Engenharias, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Tecnologia da Informação, Ciência da Computação, Design, Sistema de Informação e áreas correlatas. Os cursos precisam ser reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Além disso, entre os pré-requisitos do programa ALI, é preciso ter experiência como profissional de nível superior de, pelo menos, seis meses em gestão, empreendedorismo, inovação ou pequenos negócios. Conforme explica a analista técnica do Sebrae/PB e gestora do ALI, Cláudia Pereira, os bolsistas irão atuar oferecendo acompanhamento especializado para pequenos negócios, auxiliando os empreendedores na implementação de práticas inovadoras, melhoria de processos e aumento de sua produtividade e competitividade no mercado.
Ainda segundo a analista, além de contribuir com o desenvolvimento dos pequenos negócios, os bolsistas do ALI também conquistam benefícios profissionais. “O bolsista tem a oportunidade de adquirir experiência prática em auxiliar micro e pequenas empresas a inovarem e se tornarem mais competitivas. Além disso, ele tem acesso a capacitações e trocas de conhecimentos, ampliando suas habilidades”, explicou Cláudia Pereira