‘Sebrae Mulher de Negócios’ premia empreendedoras
7 de fevereiro de 2024
Redação

Mulheres que enfrentam dupla ou tripla jornada, mas nutrem o sonho de ter o próprio negócio, mudar a realidade de suas famílias e comunidade. A noite desta segunda-feira (9) foi de reconhecimento para essas empreendedoras por meio do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, realizado em João Pessoa. As vencedoras vão passar por uma nova seletiva para a fase regional da premiação e, posteriormente, disputar a etapa nacional. 

Com 100 inscritas, mais que o dobro da edição de 2022 (que teve 45 inscrições), o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios representa um incentivo ao empreendedorismo feminino e mostra a dedicação e qualidade dos pequenos negócios criados e mantidos por mulheres. O superintendente do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim, destacou o empenho das empreendedoras. “Elas conseguem empreender com muito mais energia, dedicação e comprometimento. Sempre nos trabalhos que realizamos eu vi nas mulheres um protagonismo muito maior do que o dos homens nas suas comunidades. Todas que estão aqui são vencedoras”, reforçou. 

O diretor técnico do Sebrae/PB, Lucélio Cartaxo, lembrou a importância das empreendedoras no cenário econômico das suas localidades. “As mulheres fazem a diferença. Nós temos aqui aquelas que trabalham no meio rural, outras na área urbana, mas que têm pequenos negócios importantes para suas comunidades e o Sebrae é parceiro dessas mulheres que tanto contribuem para a nossa economia”, falou o diretor. 

A analista técnica do Sebrae/PB e gestora do prêmio, Ana Maria Mota, reforçou o papel das mulheres no empreendedorismo, sobretudo para incentivar outras mulheres e mostrar que é possível ser dona do próprio negócio. “A gente sente que elas colocam muita força quando decidem empreender. E conseguem muito mais do que imaginam. Elas têm um futuro imenso, transformam suas realidades e beneficiam muito a nossa Paraíba”, frisou Ana Maria. 

Protagonistas – Entre as vencedoras na categoria produtora rural está Jarcira de Oliveira Silva, que atua com caprinocultura no município de Queimadas, no agreste paraibano. Para ela, empreender tem muitos desafios, mas os resultados fazem valer o empenho. “Com nosso negócio nós mudamos a realidade dos nossos filhos, da nossa família, da nossa comunidade. Dedico esse prêmio a minha família, meus amigos e a todas as mulheres que estão aqui e no Brasil”, completou. 

A secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico do estado, que também integra o Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/PB, Rosália Lucas, parabenizou as mulheres pela luta em empreender, serem persistentes e conseguirem realizar seus sonhos. “Vocês são exemplos para que outras mulheres empreendam e tenham junto esse braço forte que é o Sebrae”, reforçou. 

A premiação ainda contou com uma palestra da empreendedora e vencedora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2022, Luciana Balbino. Ela atua na comunidade Chã de Jardim, no município de Areia, no brejo, com o restaurante Vó Maria e outras iniciativas que agregam diversos pequenos empreendimentos rurais. 

Confira a lista das premiadas da edição 2023: 

Categoria Pequenos Negócios: 

Thayane Romeiro Belchior (1º lugar) 

Joseane Fabrício Targino Fernandes (2º lugar) 

Fabíola Oliveira de Araújo Freitas (3º lugar) 

Categoria Microempreendedora Individual: 

Stefany Miranda da Silva (1º lugar) 

Darlania Pinheiro Leandro (2º lugar) 

Thaylla Carollyne Brito Sousa (3º lugar) 

Categoria Produtora Rural: 

Jarcira de Oliveira Silva (1º lugar) 

Maria Helena Lourenço dos Santos (2º lugar) 

Rayssa de Queiroz Chaves Araújo (3º lugar) 

Compartilhe: