Sebrae leva palestras e oficinas à Expo Favela
23 de setembro de 2023
Redação

A Expo Favela Innovation, que acontece pela primeira vez na Paraíba e tem o Sebrae como parceiro institucional, foi aberta oficialmente nesta sexta-feira (22), no Espaço Cultural, em João Pessoa. Até domingo (24), o público vai contar com oficinas, apresentações culturais e ainda prestigiar o “camelodrómo”, espaço com estandes de vários produtos feitos por empreendedores residentes de comunidades de diversas regiões do estado.

O diretor técnico do Sebrae/PB, Lucélio Cartaxo, falou sobre a participação da instituição enquanto apoiador dos empreendedores participantes, ofertando diversas oficinas e palestras. “Uma pesquisa da Data Favela mostra que 25% das pessoas que moram nessas comunidades têm o sonho de empreender. E o Sebrae apoia essa ideia e está presente para orientar e incentivar esses empreendedores. Outro ponto importante desse evento é a população, em geral, conhecer o que está sendo produzido nas favelas”, disse o diretor.

Além de apresentar ao público a cultura e os pequenos negócios vindos da periferia e que participam da economia dos seus bairros e suas cidades, a Expo Favela também oportuniza aos empreendedores a chance de se conectarem com empresários, os “empreendedores do asfalto”, para receberem investimento e até mesmo fazerem parcerias. “Nós queremos mostrar que esses empreendedores e empreendedoras são inovadores e têm uma atividade que impacta os territórios. São empreendedores em condições muito adversas, mas que às vezes não têm oportunidade e agora serão vistos”, declarou Kalyne Lima, presidente nacional da Central Única das Favelas (CUFA).

Palestras gratuitas – No Espaço Ecossistema, organizado pelo Sebrae/PB na Expo Favela, haverá palestras nas áreas de empreendedorismo, inovação, criatividade, marketing digital e inteligência artificial.

Entre as palestras deste sábado (23) serão debatidos temas sobre a importância da coleta de dados para a melhoria dos negócios, cultura de inovação e empreendedorismo social. Já no domingo (24), o público vai conhecer mais sobre criatividade e empreendedorismo feminino, inteligência artificial e redes sociais. As atividades são gratuitas, sempre das 10h30 às 15h30.

Para participar é preciso se inscrever no evento. Mais informações no perfil do Instagram @expofavelaparaiba e no site: https://paraiba.expofavela.com.br/programacao-expo-favela-innovation-paraiba/ .

Incentivo – A Expo Favela tem a participação de 100 empreendedores, sendo 50 deles participantes da competição que irá selecionar dez para a etapa nacional do evento. Nesta sexta-feira, o governador João Azevedo anunciou um incentivo de R$40 mil para cada empreendedor que vai representar a Paraíba na seletiva nacional. “Tenho certeza que quem aqui vier vai se surpreender com o que vai encontrar. Essa é mais uma oportunidade de descobrir talentos que trabalham e participam da microeconomia e da economia de porte e médio na nossa cidade, no nosso estado”, disse o governador.

Por sua vez, a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo do estado e também membro do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/PB, Rosália Lucas, lembrou do suporte que esses empreendedores precisam para melhorar os seus negócios e se desenvolverem. “Para isso, estamos aqui com o Empreender Paraíba que vai orientar esses empreendedores sobre renegociação de crédito, orientação para crédito da pessoa física que quer empreender na sua comunidade”, completou.

O prefeito da capital, Cícero Lucena, reforçou que o evento é importante para mostrar o potencial de empreendedorismo dos territórios periféricos. “Aqui temos todas as possibilidades de empreendedorismo, principalmente na cultura e na arte”, acrescentou.

Compartilhe: