Sebrae lança Prêmio Prefeitura Empreendedora
3 de agosto de 2023
Redação

O Sebrae lançou, nesta quarta-feira (2), o XII Prêmio Sebrae de Prefeitura Empreendedora. O anúncio foi feito durante o Transformar Juntos, evento que reúne autoridades, gestores públicos, agentes de desenvolvimento e lideranças para discutir ações voltadas para a melhoria do ambiente de negócios locais.


Desde 2001, o PSPE destaca o papel dos gestores públicos comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico dos municípios, a partir de projetos que estimulam o empreendedorismo, a competitividade dos pequenos negócios e a modernização da gestão pública local.


O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora está dividido em até 10 categorias: simplificação e fomento do empreendedor, sala do empreendedor, compras governamentais, empreendedorismo na escola, inclusão produtiva, turismo e identidade territorial, sustentabilidade e meio ambiente, empreendedorismo rural, cidade empreendedora e governança governamental.


“Esse prêmio é o reconhecimento de boas práticas, de agendas que são ligadas ao empreendedorismo. Falar de empreendedorismo diretamente com prefeitos é muito importante para o Sebrae, pois eles são capazes de, com a gestão da sua equipe, transformar a realidade do seu povo, de sua gente”, destacou a diretora de Administração e Finanças do Sebrae, Margarete Coelho.


“O prefeito é o coordenador de toda uma equipe lá na ponta. Esse ente federado é quem está do lado das pessoas no dia a dia, que é onde a complexidade se coloca para equilibrar questões de segurança, de inclusão e principalmente para dar vazão ao desenvolvimento econômico”, completou o diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick. “Viemos aqui reconhecer o valor e o esforço de cada gestor que dedica sua vida à causa pública”, completou.


Depois de inscritos, os projetos passam por processo de avaliação que inclui etapas de habilitação, pré-seleção estadual e visita técnica ao município. As boas práticas que vencerem no estado seguem para a disputa nacional. Em 2021, foram mais de 1,6 mil inscrições de 1.327 prefeituras de todos os estados do país. A previsão é de que premiação nacional ocorra em julho de 2024. As inscrições serão abertas em breve. Mais informações, regulamento, cronograma das etapas estão disponíveis na página do Prêmio.


Para saber mais, clique aqui e assista um vídeo sobre a inicativa.

Compartilhe: