Sebrae inscreve startups para mercado de investimento e inovação 
20 de maio de 2023
Redação

Pensar soluções, formular ideias, mas sobretudo buscar investimento para colocar em prática o que está desenhado na teoria. Esse percurso faz parte do processo de desenvolvimento das startups como uma etapa fundamental na consolidação de resultados. Dessa forma, a captação de recursos financeiros ocorre para garantir o avanço do projeto e ampliar a viabilidade da ideia na conquista de outros mercados.  

Para um dos fundadores da plataforma Personal Digital, Inácio Nogueira, que participou do Capital Empreendedor 2022, programa do Sebrae que apoia os negócios inovadores, a conquista do investimento chegou em um momento estratégico de desenvolvimento da startup. “Estamos em momento de tração do negócio e o investimento chegou no momento certo para acelerarmos o crescimento.  O programa foi um divisor de águas, trouxe experiência, segurança, indicou qual direção seguir e ao mesmo tempo fez uma conexão em networking que fez a total diferença para transformação da nossa ideia”, comentou. 

A startup, criada em 2021, atua através da criação de uma plataforma digital que permite que o personal trainer faça a gestão de seu próprio negócio e atenda alunos em qualquer lugar. O serviço é disponibilizado através de aplicativo ou página web, a partir do acesso com internet por meio de qualquer navegador.  

De acordo com a analista técnica do Sebrae/PB, Nilvânia Silva, o processo de construção de startups exige estudos e muita dedicação em todas as fases de execução da ideia. “Devemos dizer que criar uma startup não é uma atividade fácil. Para começar, é preciso entender o que é uma startup. São muitos os conceitos existentes, mas vamos considerar que uma startup é uma empresa inovadora, com um modelo de negócios repetível e escalável que vive num ambiente de muitos riscos e incertezas”, comentou.  

Ainda conforme Nilvânia Silva, é preciso compreender que as startups se caracterizam pela busca de apresentar soluções inovadoras. “Resolver problemas por meio de produtos ou serviços que modificam e criam mercados até então inexistentes ou pouco explorados. Não é suficiente apenas ter uma ideia, é necessário tirar a ideia do papel, ter agilidade para construir o produto ou serviço, validá-lo junto ao cliente que vai pagar por ele e lançá-lo no mercado. Também merece atenção especial a existência de um co-founder ou equipe com competências complementares, um bom planejamento financeiro e precificação, entre outras boas práticas de gestão empresarial”, concluiu.  

Oportunidades 

Com o objetivo de promover conexões, visibilidade e networking no mercado para startups, o Sebrae está com inscrições abertas até o próximo domingo (21), para o “Capital Empreendedor 2023”, voltado para startups em fase de operação ou tração.  

O programa segue uma metodologia desenvolvida pelo Sebrae, com cinco etapas que incluem mentorias, workshops de pitch e preparação para investimentos. Essa trilha de capacitação proporciona aos empreendedores a oportunidade de se conectar com especialistas e investidores em todos os estágios do capital de risco. As inscrições podem ser feitas pelos interessados por meio do endereço eletrônico: www.capitalempreendedor2023.com.br

Também é possível fazer inscrição para participar do Startup Day, evento que chega este ano a sua 9ª edição, e que acontece no 27 de maio, na cidade de João Pessoa. A mesma ação também ocorre simultaneamente em todo o território nacional. O objetivo é oportunizar um ambiente de debate e disseminação de conhecimentos, favorecendo o empreendedorismo inovador e o desenvolvimento de novos modelos de negócios.  

A proposta é reunir os diversos interessados pelo tema – desde quem tem uma ideia e deseja empreender até quem já empreendeu e pretende aperfeiçoar seu negócio ou compartilhar sua experiência. O processo de inscrição é feito por meio do site: https://www.sympla.com.br/evento/startup-day/1986438.  As inscrições nas duas oportunidades são gratuitas. 

Compartilhe: