Sebrae inicia 17º Enel em Campina
7 de fevereiro de 2024
Redação

Contemplando toda a diversidade da cadeia produtiva do leite, teve início nesta quinta-feira (26) o XVII Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (Enel). Promovido pelo Sebrae de forma itinerante entre os estados da região, o evento retorna à Paraíba depois de 15 anos e oferece ao público, em Campina Grande, uma programação gratuita e diversificada. As atividades, que ocorrem na Vila Sítio São João, serão realizadas até o próximo sábado (28), das 8h30 às 17h.  

Ao participar da solenidade de abertura do evento, o presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/PB, Mário Borba, enfatizou a importância da pecuária leiteira para o semiárido nordestino, especialmente na geração de emprego e renda nas áreas rurais dos municípios.  

Segundo o presidente, não só a produção de leite, como também toda a cadeia produtiva de seus derivados, fazem parte da essência do povo nordestino. “O momento é de inovação para todo o setor. Quem não inova, não usa tecnologia e não aumenta a produtividade, está fora do processo. Então, precisamos cada vez mais capacitar e treinar as pessoas para que possamos enfrentar e superar as nossas dificuldades”, declarou Borba. 

Por sua vez, o superintendente do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim, afirmou que a realização do Enel na Paraíba traz ainda mais valorização e visibilidade para a produção de leite, queijos e outros derivados, que é uma das mais importantes atividades econômicas do estado.  

O superintendente também destacou o sucesso do Concurso Nordestino de Queijos e Derivados, que acontece na programação desta sexta-feira (27), e recebeu uma quantidade recorde de inscrições (755 produtos), ultrapassando em mais de três vezes o número de participantes da edição do concurso em 2022. “É um recorde de todas as edições. E tudo isso ocorre graças aos produtores, que apostam e acreditam no Enel e contribuem para a transformação desse setor em todo o Nordeste”, pontuou Luiz Alberto. 

Já a analista do agronegócio no Sebrae Nacional, Claúdia Stehling, falou sobre o potencial de crescimento da cadeia produtiva do leite no Nordeste. “É uma cadeia que vem lutando para superar muitos desafios, mas que se mantém forte. Por essa razão, o papel do Sebrae é de fortalecê-la cada dia mais, a partir do conhecimento, da geração de oportunidades e da integração dos produtores para a troca de experiências”, ressaltou a analista. 

Também participaram da abertura do XVII Enel, que contou ainda com palestra do Cumpade João, os membros do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/PB, Sérgio Martins e Cícero Freire; o secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca da Paraíba, Joaquim Hugo Vieira; o presidente da Associação Paraibana dos Criadores de Caprinos e Ovinos (Apacco), Pedro Martins; e o analista técnico do Sebrae/RN, Acácio Sâzio, que há 17 anos idealizou o Enel. 

Programação – Voltada aos empreendedores, produtores e profissionais da área, a programação técnica do Enel oferece aos participantes uma série de palestras e oficinas, que vão abordar temas como a pecuária queijeira no semiárido, eficiência e competitividades nos negócios, sucessão familiar nas empresas e regularização de queijarias artesanais. Além disso, o Enel também conta com a exposição de equipamentos e tecnologias sociais com foco na atividade agropecuária.  

Outro destaque do evento, com foco em empreendedores e estudantes que atuam no universo da inovação, é a realização de uma maratona, voltada ao desenvolvimento de soluções capazes de resolver problemas e demandas que afetam a cadeia produtiva do setor lácteo. A maratona de inovação, que recebeu o nome de Lacthon, será realizada ao longo desta sexta-feira (27), das 8h30 às 18h30.  

Já para o público em geral, a programação do Enel conta com exposição e comercialização de produtos típicos da gastronomia nordestina, demonstrações da produção de queijos e apresentações culturais. As inscrições ainda podem ser efetuadas no próprio local do evento. Mais informações também estão disponíveis no endereço https://www.enelnordeste.com.br/.  

Serviço: 

XVII Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (Enel) 

Período: 26 a 28 de outubro 

Horário: 8h30 às 17h 

Local: Vila Sítio São João (Campina Grande) 

Mais informações: https://www.enelnordeste.com.br/ 

Compartilhe: