Sebrae destaca vantagens das fraquias
29 de julho de 2023
Redação

As franquias têm se mostrado um caminho para quem deseja começar o próprio negócio com uma margem maior de segurança, produtos ou serviços já existentes no mercado com diferenciais e marca consolidada. O nicho de franquias gera oportunidades. Contudo, é preciso planejamento, cautela e estudo de mercado para saber como escolher e fazer um melhor investimento.

A analista técnica do Sebrae/PB, Rosário Brito, explica que antes de escolher a franquia em que quer investir é preciso que o empreendedor faça uma pesquisa de mercado, veja as vantagens que a marca representa no setor, além da viabilidade de retorno financeiro. “Escolhida a franquia e recebido o cofre da franqueadora, é sempre bom consultar um advogado especialista para analisar as cláusulas contratuais e verificar também se há viabilidade financeira para a abertura desse negócio”, detalha a analista.

No Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2022, havia mais de 3.077 redes de franquias e mais de 184.354 mil unidades franqueadas. Já quanto ao perfil dos que desejam investir nesse tipo de negócio, outro dado da instituição aponta que 39% das pessoas é empreendedor iniciante e outros 29% são empreendedores profissionais.

O perfil e modo de atuar de cada empreendedor é essencial quando se pensa em abrir uma franquia. Para a analista técnica do Sebrae/PB é preciso ter disponibilidade de tempo para se dedicar ao negócio, estudar o mercado e se planejar. “É preciso ser uma pessoa organizada, como em qualquer negócio. Existem alguns benefícios, como redução no risco de investimento; inovação contínua; suporte da franqueadora com treinamentos, sistema de controle de qualidade e atração dos consumidores pela marca quando já é conhecida no mercado”, explica Rosário Brito.

Das oportunidades de franquia existem ainda aqueles empreendedores cujo negócio foi muito bem estruturado até que tornaram-se franqueadores. É o caso da empresa de Camilla Mayer e Deivid Ribeiro, que criaram a Lembre-Lembre, oferecendo serviços de fotografia diferenciados para ocasiões especiais, em 2013.

O diferencial do serviço ofertado pela empresa, hoje com franquias em todo o país, somando 33 unidades, foi inspirado nas antigas câmeras de fotografia e começou de uma maneira bem simples: uma caixa de madeira, um tripé e todos os equipamentos dentro dela. Eles lançaram o serviço em uma feira de noivas, o negócio chamou a atenção e em 2019 começaram a ter franqueados. “Eram pessoas que não eram da cidade e viam encantamento com a Lembre-Lembre e tinham o desejo de que tivesse algo semelhante na cidade delas. Foi a partir disso que a gente começou a pensar em como levar a empresa para outros lugares”, explica Camilla Mayer.

Entre os diferenciais para atender aos franqueados ela reforça que os empreendedores recebem não só a estrutura, como também orientações as orientações necessárias para executar o negócio da maneira mais rentável possível. “É vender não só a estrutura, mas também passar todo o conhecimento que a gente tinha adquirido ao longo dos anos e ser um suporte para essas pessoas que estavam interessadas em colocar o serviço. Entregamos às pessoas um modelo de negócio pronto, com treinamento, manuais e suporte constante”, destaca.

Cenário local – As franquias nos segmentos de serviços, como lavanderias e clínicas de estética, além de lojas de cosméticos, chocolates e brinquedos estão entre os segmentos de franquia em alta em João Pessoa, conforme lembra Rosário Brito. “As pessoas que buscam abrir uma franquia e podem procurar o Sebrae. Estamos preparados para dar as orientações necessárias e fazer uma consultoria para quem deseja abrir esse tipo de negócio”, frisa a analista.

Compartilhe: