Desafio cotidiano para quem acabou de abrir um negócio, e também para aqueles que já estão no mercado e desejam manter a relevância da empresa, a captação de recursos e investimentos pode ser um caminho viável para a ampliação ou reformulação de um empreendimento. Por essa razão, o Sebrae/PB destaca algumas dicas e cuidados que o empresário deve observar ao considerar esse tipo de captação.
Conforme explica a analista técnica da instituição, Rosário Brito, a obtenção de recursos pode ser adequada para empreendedores que pretendem investir na ampliação de um negócio, ou na criação de novos produtos e serviços. “É importante verificar possíveis editais abertos, em que o segmento do qual o empreendedor faz parte seja contemplado. Além disso, caso o empreendedor deseje ser responsável socialmente, naquele entorno da comunidade onde o seu negócio está inserido, essa ação pode gerar um marketing social e obter bons resultados para o negócio”, explicou Rosário.
Ainda conforme Rosário Brito, no universo dos pequenos negócios, as principais opções para a captação de recursos são os editais públicos e privados, que são lançados com foco em segmentos específicos. “As startups têm um acesso maior a captação, pois os investidores-anjos se interessam para aportar recursos, além de outros investidores da iniciativa privada. Além disso, empresas de impacto social e ambiental também conseguem aporte de recursos para o seu negócio, muitas vezes até não reembolsáveis, desde que atendam o objetivo de impactar uma comunidade positivamente, gerando benefícios para aquelas pessoas”, enfatizou a analista.
Outro ponto importante sobre a captação de recursos é a necessária atenção que o empreendedor deve ter com a gestão dos valores obtidos. “O empresário precisa ficar atento às exigências do edital, lembrando que terá de prestar contas desse recurso que captou. Também é necessário lembrar que a finalidade proposta deve ser atendida, pois o mau uso do recurso poderá ocasionar a devolução do mesmo”, alertou Brito,
Por fim, a última dica proposta pela analista é que, antes de enveredar pela captação de recursos, o empresário faça uma avaliação sobre a realidade do seu negócio. “O empreendedor precisa fazer uma análise econômica e financeira de sua empresa e se ela terá condições de cumprir as exigências impostas no edital de captação de recursos, quando eles são reembolsáveis. Vale ressaltar também que um bom projeto para captação fará toda a diferença, levando em consideração o objetivo ao qual a empresa se propõe, que deverá ser bem embasado”, acrescentou Rosário Brito.