Sebrae apoia eventos e fortalece caprinocultura 
14 de julho de 2023
Redação

Motivo de orgulho para a população do Cariri paraibano, e principal fonte de geração de emprego, renda e oportunidades na região, a caprinocultura e toda a sua cadeia produtiva serão as protagonistas de dois eventos que devem movimentar a região nos meses de julho e agosto: a Amparo Cabra Fest e a Exposição de Caprinos e Ovinos de Prata (ExpoPrata). Os dois eventos, que contam com o apoio do Sebrae/PB, são fundamentais na geração de novas oportunidades de acesso ao mercado para os empreendedores que atuam no segmento, além de movimentar economicamente a região durante o desenvolvimento das programações.  

Conforme explica a gerente regional do Sebrae/PB no Cariri, Madalena Arruda, apoiar e contribuir para a realização desses eventos é apenas uma das vertentes do trabalho que a instituição realiza há mais de duas décadas na região, com o objetivo de fortalecer essa cadeia produtiva nos municípios. Além do apoio aos eventos e feiras, com foco em acesso ao mercado, o Sebrae também realiza uma série de consultorias e capacitações, com foco na qualificação dos empreendedores e de sua produção.  

“Para fortalecer e valorizar a caprinocultura, o Sebrae atua desde o foco da produtividade, com o trabalho de qualificação dos empreendedores e do aumento de volume de suas produções, até a realização de consultorias em áreas como inovação, tecnologia e melhoramento genético. Esse trabalho ocorre não só dentro das propriedades rurais, mas também através da participação no circuito de eventos que são importantes para essa cadeia produtiva”, pontuou Madalena Arruda. 

Ainda conforme a gerente, outro aspecto importante do trabalho desenvolvido pelo Sebrae é a busca pela valorização da caprinocultura e de sua relevância para o Cariri através do aspecto cultural dessa cadeia produtiva. “Além de todo o trabalho de qualificação e de acesso ao mercado, nós também trazemos isso para o contexto da tradição que a caprinocultura tem no Cariri. Com isso, também conseguimos trabalhar as oportunidades que surgem através do artesanato, da gastronomia e da cultura, destacando tudo aquilo que a cabra e o bode representam para a região. Em tudo isso o Sebrae está presente e apoiando os empreendedores”, acrescentou. 

Nesse contexto de valorização da cadeia produtiva, uma das empreendedoras beneficiadas é Talita Aparecida, que tem um capril na zona rural do município de Prata, com produção diária estimada em 30 litros de leite. Conforme a empreendedora, que participou do ALI Rural, programa do SEBRAE com foco em inovação para os pequenos negócios agropecuários, a caprinocultura faz parte da essência do Cariri paraibano. 

“Atuo com o fornecimento de leite diretamente para a usina do município. Estou no ramo da caprinocultura desde muito pequena, já que é uma cultura passada de geração em geração. Já fiz vários cursos junto ao Sebrae, o que me agregou muito conhecimento para o controle das despesas e o manejo seletivo do que está ou não dando lucratividade. E quanto à caprinocultura em si, acredito que ela é de suma importância, pois além de ser uma fonte de renda familiar, todos podem trabalhar com essa cultura em que se aproveita 100% do animal, seja o leite, a carne ou o couro”, pontuou a empreendedora.  

Sobre os eventos – Com programação gratuita, a quinta edição da Amparo Cabra Fest, promovida pela Prefeitura Municipal, tem início nesta quinta-feira (13), se estendendo até o próximo domingo (16). Entre os destaques da programação, estão os torneios leiteiros, a exposição de caprinos e ovinos, além apresentações culturais e de uma feira que proporciona destaque para a gastronomia e o artesanato local.  

Já a ExpoPrata, que chega a sua nona edição em 2023, será realizada entre os dias 23 e 27 de agosto. Os detalhes da programação deste ano foram apresentados ao público na última segunda-feira (10), durante evento de lançamento promovido pela Prefeitura de Prata e os parceiros da iniciativa. Entre os destaques da programação, estão a exposição de máquinas e equipamentos, capacitações, seminários, rodadas de negócios, além de exposição do artesanato e da gastronomia da região. 

Além de beneficiar diretamente a cadeia produtiva da caprinocultura, o evento também proporciona oportunidades para outros empreendedores do setor agropecuário. É o caso de Rejane D’arc, agricultora que trabalha com a produção de verduras na zona rural de Prata, e que vai participar da feira agroecológica que ocorre durante o evento.   

Apesar de não trabalhar diretamente com a caprinocultura, a empreendedora, que após uma capacitação realizada pelo Sebrae, começou a participar dos processos de compras governamentais, fornecendo produtos para escolas do município, acredita que essa cadeia produtiva beneficia e contribui para o crescimento da região como um todo. “A caprinocultura no Cariri ajuda muito os criadores, que através dela tem a sua renda extra para sobreviver”, afirmou Rejane D’arc.  

Compartilhe: