Saúde distribui mais de 6 mil vacinas da dengue 
3 de abril de 2024
Redação

Na terça-feira (2), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) da Paraíba distribuiu a vacina remanescente da dengue e promoveu um alinhamento técnico com os 10 novos municípios beneficiados.

Foram enviadas 6.187 doses para atender à faixa etária de 10 a 14 anos dessas regiões. A decisão foi tomada devido à baixa cobertura vacinal em três municípios que receberam as doses em fevereiro e à indicação do Ministério da Saúde de 10 novos locais aptos a receber as doses não utilizadas anteriormente.

Márcia Mayara, chefe do Núcleo de Imunizações da SES, esclareceu que as doses redistribuídas não são novas, mas sim remanejadas dos municípios com baixa cobertura vacinal. Além disso, os municípios cedentes ainda mantiveram doses para continuar suas campanhas de vacinação.

Houve um alinhamento técnico com os coordenadores de imunização dos municípios beneficiados, onde foram discutidos aspectos como o esquema vacinal, administração, precauções e estratégias de vacinação.

O primeiro lote da vacina contra a dengue (Qdenga), com 37.040 doses, chegou à Paraíba em fevereiro, distribuído pela SES para a 1ª Região de Saúde.

Os critérios de escolha das localidades levaram em conta o porte populacional e o histórico de casos de dengue nos últimos anos.

A vacina protege contra os sorotipos 1, 2, 3 e 4 do vírus Aedes aegypti, com um esquema de duas doses administradas com três meses de intervalo.

Compartilhe:

Palavras-chave

dengueparaíbaVacina