As inscrições para a Olimpíada Brasileira de Robótica estão abertas até 20 de maio de 2023, por meio do site obr.org.br. O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, integra a comissão de organização da etapa Nacional e realiza a etapa estadual da Olimpíada de forma presencial em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e Prefeitura Municipal de João Pessoa.
O evento gratuito é destinado a todos os estudantes de escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e tem como objetivo estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar talentos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.A competição é realizada, em modalidade Prática e Teórica, conforme destaca o site da OBR: A Modalidade Prática acontece por meio de competições regionais e estaduais que classificam as equipes de estudantes para uma final nacional. Os estudantes ficam sob orientação de seus professores e cientistas. A Modalidade Teórica acontece nas escolas dos estudantes e em sedes regionais onde os estudantes responderão questões de uma prova escrita.
Para auxiliar os interessados em participar, a organização da OBR está realizando ciclo de lives no canal oficial do YouTube com explicações detalhadas para tirar as dúvidas nos dias: 04 de maio – Modalidade Apresentação; dia 09 de maio – Modalidade Teórica; dia 11 – Simulação e dia 16 – modalidade Prática Presencial.
A etapa Estadual na Paraíba será realizada dos dias 28 a 31 de agosto, no Espaço Cultural, em João Pessoa. O primeiro lugar do nível 1 e do nível 2 irão competir na etapa Nacional que neste ano será realizada no Centro de Convenções em Salvador (BA), de 02 a 12 de outubro.
OBR abriu possibilidades para estudantesUma constante da Olimpíada Brasileira de Robótica é abrir as mentes dos adolescentes que participam do evento. Muitos saem da experiência com uma nova perspectiva de vida, decididos a seguir uma carreira na área da tecnologia. Israel Ferreira, de 17 anos, já pensa assim. Morador de Mandacaru e aluno da ECIT Pedro Anísio, no Bairro dos Ipês, ele cursa atualmente o 3º ano do Ensino Médio e participou de sua primeira OBR no ano passado.