Rei do agro no Paraguai é brasileiro
19 de março de 2024
Redação

“De origem humilde, mas laboriosa, hoje as empresas do Grupo Sarabia estão entre os maiores contribuintes para o fisco paraguaio, gerando não apenas riqueza, mas, o que é mais importante, oportunidades de emprego”. Essas palavras de Santiago Peña, presidente do Paraguai, enaltecem a contribuição contínua dos negócios agrícolas comandados pelo brasileiro José Marcos Saraiba.

Rei do agronegócio no país vizinho, esse empreendedor visionário nascido no interior do Paraná revisita a própria trajetória na autobiografia Sementes de Sucesso, lançamento da Matrix Editora. Ao apresentar os desafios e êxitos de diferentes períodos, a obra revela como estratégias inovadoras, práticas sustentáveis e sabedoria para aproveitar os avanços tecnológicos marcaram o caminho de Sarabia.

O autor, que conduz o leitor pelos meandros de sua ascensão, destaca o apreço não apenas pelo sucesso empresarial, mas também reforça a importância de valores fundamentais. Cada página reflete uma história de resiliência, generosidade e determinação moldada desde a infância cercada por dificuldades em uma propriedade rural em Ibiporã, a 17 km de Londrina. Neto e filho de agricultores, Sarabia sabe o que é viver do que a terra proporciona. No sítio Santa Paula, a família tirava da plantação de café o sustento.

Com os pais, ele aprendeu a valorizar os estudos para buscar melhores condições. Após concluir a graduação e se tornar agrônomo, o jovem recém-formado ingressou no mercado de trabalho e sempre manteve bicos para incrementar o salário. Foi no início da década de 1990, aos 29 anos, que ele enxergou a oportunidade de empreender no Paraguai.

Contrariando o senso comum da época, que estereotipava o país como centro de contrabandistas e falsificadores, entendeu que havia mercado para uma distribuidora de insumos agrícolas. Hoje, o Grupo Sarabia lidera o agronegócio paraguaio, estando à frente da produção e comercialização de produtos agrícolas e armazenagem de grãos por meio das empresas Tecnomyl, Agrofértil e Agropecuaria Campos Nuevos. Em 2022, o conglomerado foi o maior pagador de imposto de renda em terras paraguaias, superando estatais e até mesmo empresas de petróleo.

Em um relato sincero, Sarabia reflete sobre os desafios intrínsecos de empreender em um país distinto, compartilha as dores do crescimento empresarial e descreve os momentos de decisão mais marcantes. Além disso, a biografia destaca a importância da sucessão familiar e explora como a transição de liderança é uma etapa crítica para a continuidade e prosperidade dos negócios.

Sementes de Sucesso não é apenas uma narrativa sobre o êxito empresarial, mas um compilado de lições valiosas sobre liderança, perseverança e a essência da verdadeira realização. Esse livro é uma celebração da vida, do trabalho árduo e do compromisso com o futuro, uma ode àqueles que, como José Marcos Saraiba, sabem plantar sementes de sonhos para as gerações de empreendedores que estão por vir.

Ficha técnica

Livro:
 Sementes de Sucesso
Autoria: José Marcos Saraiba
Editora:
 Matrix Editora
ISBN:
 978-65-5616-405-2Páginas: 176
Preço: 
R$ 47,00
Onde encontrar: Matrix Editora e Amazon

Sobre o autor

José Marcos Sarabia e seu grupo de empresas são faróis de práticas sustentáveis e avanços tecnológicos, incorporando uma mistura de determinação, engenhosidade e um profundo conhecimento da terra e da tecnologia. Através do seu compromisso inabalável, não só alcançou o sucesso empresarial, como também contribui significativamente para a melhoria do setor agrícola. Sementes de sucesso é mais do que uma narrativa de conquistas, é uma amostra de inspiração e resiliência. As memórias de um visionário que, ao olhar para o futuro, planta sementes de sonhos para as gerações futuras.

Compartilhe: