Projeto ajuda mulheres com suspeita de câncer
7 de fevereiro de 2024
Redação

O Instituto Unimed João Pessoa vai lançar, nesta quarta-feira (25), a 4ª edição do Projeto Mãos que Apoiam, que tem a finalidade de atender mulheres com suspeita de câncer de mama. A iniciativa faz parte das ações da Unimed João Pessoa no Movimento Outubro Rosa. O lançamento será às 19 horas, no auditório do Hospital Alberto Urquiza Wanderley.

Este ano, 20 mulheres foram selecionadas na triagem para participar do projeto. Elas têm mais de 40 anos e serão acompanhadas pelas mastologistas Lakymê Mangueira, Tarciane Ramalho e Débora Cavalcanti, médicas cooperadas da Unimed JP que atendem de forma voluntária.

As pacientes serão acompanhadas por 12 meses. Ao longo desse período, terão consultas médicas com as voluntárias e todos os exames complementares e de imagem garantidos pela Unimed JP. Caso seja necessária cirurgia, a paciente realizará o procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas continuará assistida pela Unimed João Pessoa.

DIAGNÓSTICO PRECOCE

Nas três edições já realizadas do Projeto Mãos que Apoiam, 42 mulheres foram atendidas. Ao final do acompanhamento, todas as suspeitas foram descartadas.

O câncer de mama é a principal causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. O dado mais recente do Ministério da Saúde apontou 18 mil óbitos em 2021. Até 2025, são esperados 73 mil novos casos da doença, conforme estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O diagnóstico precoce é essencial para o sucesso do tratamento e para a cura. A orientação da Sociedade Brasileira de Mastologia é que, a partir dos 40 anos, a mulher faça a mamografia anualmente.

PACTO GLOBAL

O Mãos que Apoiam é um dos projetos do Instituto Unimed JP, braço social da Unimed João Pessoa que desenvolve diversas iniciativas com foco em saúde, cidadania, cultura, esporte, educação, preservação ambiental, desenvolvimento sustentável e voluntariado.

Compartilhe: