O Programa Celso Furtado de Inovação Educacional e Desenvolvimento Regional, promovido pelo Governo da Paraíba por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), foi destaque no VI Congresso Internacional do Centro Celso Furtado, realizado de 28 a 30 de agosto, no auditório do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro. A apresentação ocorreu na sexta-feira (30), último dia do evento.
Organizado pelo Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento (CICEF), o congresso teve como tema central “O debate do desenvolvimento frente ao avanço do conservadorismo”, reunindo cerca de 100 participantes, entre especialistas, acadêmicos e representantes de instituições do Brasil e dos Estados Unidos.
A Paraíba foi representada em uma mesa especial no dia de encerramento, com o objetivo de expor o Programa Celso Furtado e seus resultados, como o livro “Inovação Educacional para o Desenvolvimento Regional: A Experiência do Programa Celso Furtado”, lançado recentemente no Fórum Celso Furtado durante a Expotec 2024. Participaram da mesa a gestora de Programa da Secties, Elis Barreiro, a coordenadora do programa, Giovânia Lira, e a diretora do CICEF, Angela Nascimento.
Elis Barreiro destacou a importância da participação no evento, enfatizando a relevância do programa para a Paraíba e a oportunidade de troca de conhecimentos. “Este é um momento muito significativo. Além de fortalecer as expectativas para o futuro do programa, nossa equipe técnica teve a chance de enriquecer seus conhecimentos em temas relevantes”, afirmou.
Segundo Elis, a apresentação visa aumentar a visibilidade do programa e inspirar outros gestores a adotar iniciativas semelhantes. “Temos muito a mostrar ao Brasil. Na Paraíba, desenvolvemos um programa que homenageia Celso Furtado, baseado em seu pensamento, e que impacta a vida dos estudantes e o desenvolvimento do estado como um todo”, completou.
Angela Nascimento, diretora do CICEF, elogiou o programa, descrevendo-o como uma iniciativa inovadora e encantadora. Para ela, a exposição no congresso abre portas para novas parcerias, dado o reconhecimento nacional e internacional do Centro, e pode servir de inspiração para outros estados brasileiros.
Durante o debate na sexta-feira, discutiu-se a possibilidade de transformar a apresentação em um workshop, com o objetivo de disseminar a atuação da Secties com o Programa Celso Furtado para outros órgãos e secretarias, incentivando a integração do pensamento de Celso Furtado na educação de base.
O congresso contou com 10 mesas de debate, abordando temas como a Ditadura Militar, a transformação digital e as políticas de uso de dados. Além dos representantes do CICEF, o evento reuniu especialistas, professores e entusiastas de Celso Furtado, e contou com a presença de Rosa Freire, viúva do economista.
Sobre o Centro Celso Furtado – O Centro Celso Furtado foi idealizado em junho de 2004 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva e é uma homenagem a um dos maiores economistas do século 20. Criado para documentar, estudar, formar, debater e propor iniciativas sobre desenvolvimento, o Centro Internacional Celso Furtado é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, de interesse público.
Programa Celso Furtado – O Programa Celso Furtado de Inovação Educacional e Desenvolvimento Regional tem como objetivo atualizar o pensamento de Celso Furtado em consonância com a Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Desde 2023, o programa é executado pela Secties, com foco em professores e estudantes de graduação de instituições de ensino superior da Paraíba. Entre seus objetivos está a promoção da articulação entre academia e sociedade, estimulando pesquisas sobre as contribuições das obras de Celso Furtado ao desenvolvimento regional, econômico e social.