Prêmio Sebrae Mulher de Negócios abre inscrições
9 de junho de 2023
Redação

O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2023 segue com o período de inscrições aberto para o público feminino com interesse em concorrer nas três categorias desta edição, como microempreendedora individual (MEI), pequeno negócio e produtora rural. A premiação busca reconhecer o trabalho de empreendedoras que atuam no mercado e inspirar outras mulheres a investir em seus sonhos e acreditar em seu potencial empreendedor. 

O procedimento de inscrição é gratuito e pode ser efetuado até o dia 31 de julho, por meio do sitehttps://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/empreendedorismofeminino/premiomulherdenegocios. Para confirmar a inscrição é necessário preencher o formulário eletrônico disponível na página e, em seguida, enviar o link para o vídeo com pitch (apresentação rápida) da empreendedora candidata.  

De acordo com a gerente regional do Sebrae/PB em Monteiro, Madalena Arruda, a premiação é um instrumento de valorização ao fortalecimento do empreendedorismo feminino e colabora para o desenvolvimento de experiências positivas.  “É uma experiência que impacta de forma positiva a vida das mulheres empreendedoras, sendo também fundamental para destacar suas conquistas no mercado brasileiro. Através dessa premiação outras histórias são contadas para gerar inspiração e mostrar que a mulher tem o seu espaço”, comentou.  

Quem pode participar? 

Podem participar da premiação mulheres maiores de 18 anos, proprietárias de pequenos negócios, microempresas ou microempreendedoras individuais (MEI) com CNPJ e produtoras rurais que possuam inscrição estadual de produtor, número do Imóvel Rural na Receita Federal (NIRF) ou declaração de aptidão (DAP) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) ou que explorem atividade pesqueira e possuam registro no Ministério da Pesca. 

Etapas e premiação  

Serão três etapas: fase estadual em agosto, a regional em outubro e a nacional em novembro, quando se comemora o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino. A cerimônia da grande final será realizada, presencialmente, em Brasília (DF). O Sebrae pagará as despesas de deslocamento para as finalistas. 

A primeira etapa será estadual com a escolha de até três candidatas de cada unidade federativa, em cada uma das categorias. As vencedoras da fase estadual serão avaliadas por um Júri Regional, formado por colaboradores do Sebrae e especialistas em empreendedorismo e pequenos negócios. A etapa regional será eliminatória para a fase nacional e não prevê premiação ou divulgação. 

Por fim, a etapa nacional terá a participação das 15 vencedoras regionais, correspondentes a três vencedoras por categoria para cada uma das cinco regiões do país, que estarão automaticamente classificadas para a grande final da premiação. 

Além dos troféus, as vencedoras da etapa nacional, no primeiro e segundo lugares de cada categoria, vão ganhar um smartphone de última geração. O terceiro lugar de cada categoria receberá um tablet também de modelo mais recente. Todas as nove ganhadoras nacionais vão participar de uma missão técnica nacional de capacitação, com passagens e diárias custeadas pelo Sebrae. 

Entre os critérios de julgamento das participantes estão aspectos relacionados à gestão do negócio como marketing e vendas, finanças, inovação, estratégia, geração de impacto social, entre outros. A análise do relato da história também vai considerar os desafios para abrir o empreendimento, participação ativa nos negócios, perseverança e superação, preocupação com a preservação do meio ambiente e cultura da sua região, lições aprendidas, contribuição para o desenvolvimento de outras empreendedores da sua comunidade, entre outras questões. Todos os detalhes do julgamento e da avaliação das inscrições estão informados no regulamento do Prêmio. 

O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é realizado desde o ano de 2004 e homenageia empreendedoras com capacidade de inovação, visão de futuro, estratégia e gestão empresarial que, com seus negócios, geram impacto social e econômico na região em que estão inseridas. 

Compartilhe: