Pesquisa traça perfil do empreendedorismo no NE
7 de fevereiro de 2024
Redação

O Itaú Unibanco tem consolidado a sua presença no Nordeste com a oferta do microcrédito, que de 2021 para 2022 teve um aumento de 261% em sua base de clientes na região e expandiu em 244% o volume de crédito concedido. Além da solução bancária, o Itaú também tem promovido eventos para aprimorar o conhecimento de pequenos empreendedores da região com relação a gestão de empresas e finanças pessoais, com o objetivo de apoiar o crescimento sustentável de seus clientes e parceiros responsáveis pela oferta do crédito.

A fim de conhecer ainda mais o seu público local, o banco realizou uma pesquisa com o apoio de seus especialistas de microcrédito que atuam na região, que responderam a um questionário sobre o perfil médio dos seus clientes. O estudo revelou que o setor é formado majoritariamente por mulheres pardas, jovens (75% têm entre 31 e 40 anos) e com ensino médio completo.

Quanto ao tipo de negócio, 98% estão no setor de Comércio. Destes, 47% responderam que atuam com venda de roupas, 27% com itens de beleza e cosméticos e 19% no comércio de alimentos e bebidas. Mais de 80% dos especialistas responderam que seus clientes trabalham sozinhos (sem apoio de funcionários) e 58% disseram que seu empreendimento tem entre 4 e 8 anos.

“Coincidentemente, o dia do empreendedor (5) e o dia do nordestino (8) são celebrados no mesmo mês (outubro), datas que demonstram a força do empreendedorismo na região, que para nós é uma oportunidade de fomento à qualidade de vida e à autonomia, além de contribuir também com a economia local”, comenta Marcos Paulo Coelho, Superintendente de Microcrédito do Itaú Unibanco.

Nesse contexto de autonomia, qualidade de vida e rentabilidade, clientes e especialistas do Microcrédito do Itaú compartilharam depoimentos que revelam desafios e oportunidades de empreender no Nordeste e como o microcrédito tem ajudado.

Em uma pesquisa recente feita pela plataforma Compra Agora, em parceria com o Instituto Locomotiva, 37% dos respondentes que empreendem no Nordeste afirmaram ter problemas para adquirir capital para investir no negócio e 26% encontram dificuldade em administrar burocracias. Outro dado que chama atenção é que mais de 90% dos respondentes admitem que a preocupação com as despesas é o que lhes tira o sono.

Os benefícios não se limitam aos donos de pequenos negócios que têm acesso a esses recursos. Os especialistas locais que atuam como intermediários na oferta do microcrédito e como consultores dos clientes que contratam o crédito também vislumbram a oportunidade de empreender “Essa atividade não só me proporciona realização pessoal ao oferecer um produto que impacta positivamente os negócios locais, mas também me permite ter a oportunidade de empreender. Desde que comecei a atuar como especialista, já pude ajudar quase mil clientes e formar uma equipe que me apoia nesse trabalho, contribuindo também para a geração de empregos”, relata Vanderlan dos Santos Lima, proprietário da empresa Mobicrédito, parceira do Itaú na oferta de microcrédito.

Sobre as operações do Itaú na região, Marcos Paulo explica: “O Nordeste possui um potencial econômico imenso, por isso, fortalecemos nossas operações na região não apenas com soluções financeiras, mas com apoio técnico e de levar conhecimento. O acesso a esses pilares possibilita a expansão das atividades comerciais, geração de emprego e renda, além de promover a inclusão social e a autonomia financeira dos nordestinos”.

Conheça mais sobre o perfil dos clientes do microcrédito abaixo:

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