Pedidos da Black Friday pela internet caíram 16,3%
7 de fevereiro de 2024
Redação

A Black Friday de 2023 não empolgou os consumidores brasileiros. É isso que mostra os dados da plataforma Hora a Hora, da Confi.Neotrust, em parceria com a ClearSale. Segundo os dados, foram registrados um total de 8,2 milhões de pedidos, uma queda significativa de 16,3% em comparação ao ano anterior. Especialistas apontam que os motivos para o desempenho negativo podem estar relacionados com o aumento do endividamento dos consumidores e das empresas, com fraudes e com a dificuldade dos empresários de apresentarem boas ofertas no período. 

Segundo Sérgio Scarpelli, head de criação da Agência Amithiva, a Black Friday no país enfrenta sérios desafios, principalmente quando tratamos dos consumidores mais endividados. “A Black Friday no exterior é uma queima de estoque pensando na renovação dos varejistas para o período de Natal. No Brasil, a grande liquidação não ocorre da mesma forma, fazendo com que muitas marcas não consigam fornecer descontos que realmente atraiam os consumidores”, afirmou. 

Outro fator que explica o movimento mais fraco neste período está no alongamento do período de promoções, uma tendência que Scarpelli acredita que veio para ficar. “Vemos um movimento muito claro no varejo de estender as promoções por um período mais alongado, como os famosos “Esquenta Black Friday”, as prorrogações de promoções e o “Mês da Black Friday”. Com essa estratégia, vemos os consumidores consumindo de forma mais constante durante um período maior, não se focando apenas na data da promoção”, explica. 

Mas a estratégia do varejo faz sentido? Para o especialista, uma variação da data, considerando que não temos uma liquidação da mesma forma que há no exterior, pode ser de benefício para o mercado. “Acredito que estendendo a adiantando a data para períodos do mês onde há maior consumo é uma boa estratégia, que beneficia os consumidores e as marcas”, completou. 

Outro fator que levou a Black Friday de 2023 ter resultados negativos foi o endividamento. Dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostram que 87% das famílias brasileiras têm dívidas com cartão de crédito. Já o levantamento “Perfil e Comportamento do Endividamento Brasileiro 2023”, do Serasa, mostra que, das dívidas feitas no cartão de crédito, 46% são de itens como eletrodomésticos, roupas e outros.

Fernando Lamounier, educador e diretor da Multimarcas Consórcios, aponta que falta um pensamento a longo prazo no planejamento financeiro das famílias brasileiras. “A Black Friday é uma data que incentiva o consumo e ainda falta um planejamento de médio e longo prazo no país. Até mesmo quando falamos do endividamento a partir de compras relacionadas a necessidades básicas. Recentemente a pesquisa do Serasa demonstrou isso, onde um total de 59% das dívidas contraídas por cartões de crédito no país são referentes a alimentos. Neste cenário de endividamento de empresas e dos consumidores, não é de se estranhar os resultados negativos observados na Black Friday”, explicou.

O especialista ressalta que boas práticas financeiras diárias podem auxiliar os consumidores a aproveitarem mais as promoções em períodos como esse. “Buscar entender seus gastos e qual o valor dos ganhos, fazer um controle financeiro e buscar aproveitar os períodos com os melhores preços, como é o caso da Black Friday e da Cyber Monday, fazem toda a diferença no planejamento”, completou.

Porém, em um cenário de endividamento e de altos custos, principalmente quando consideramos a taxa de juros elevada e a moeda desvalorizada, a Black Friday de 2023 pode ser apenas um sinal de que o consumo e o investimento no varejo precisam de atenção e que medidas governamentais como o “Desenrola”, criado pelo governo federal para a renegociação de dívidas, ainda não demonstram os resultados tão aguardados pelo setor.

Sobre a Amithiva

A Amithiva é uma agência de publicidade boutique que combina a vanguarda da publicidade brasileira com novos nomes do setor. Localizada no coração de São Paulo, a agência é especializada em campanhas integradas, branding, marketing digital e endomarketing, a agência oferece soluções estratégicas e criativas para transformar negócios. Com uma abordagem fora do tradicional, a Amithiva pensa, cria e executa seus projetos buscando a perfeição, tudo para obter resultados impactantes. A equipe da empresa tem um pensamento jovem e questionador e utiliza dados para orientar o trabalho e gerar ideias criativas.

Sobre a Multimarcas Consórcios

Em quatro décadas de atuação no sistema consorcial, a Multimarcas Administradora de Consórcios LTDA. se tornou uma das maiores administradoras do país. Atualmente, a empresa é a 1ª em Minas Gerais e uma das maiores do Brasil em faturamento de taxa de administração. 

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