No domingo (1º) eleitores paraibanos vão escolher 1.180 conselheiros tutelares, e o mesmo número de conselheiros suplentes. O pleito acontece no domingo das 8h às 17h, em todo o estado.
A votação é facultativa e estão aptos a votar eleitores que estavam em dia com a Justiça Eleitoral até o dia 3 de julho deste ano. Para votar, os eleitores precisam levar um documento com foto. Eles vão ter direito a votar em um único candidato pertencente a uma das sete regiões.
A votação vai contar com urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), em 163 dos 223 municípios. Os locais de votação podem ser conferidos nos sites de cada prefeitura.
Os eleitos vão atuar em 236 conselhos tutelares no estado. O número é maior do que o de municípios porque as cidades de Bayeux (2), Cabedelo (2), Campina Grande (4), João Pessoa (7), Patos (2) e Santa Rita (2) possuem mais de um conselho.
Os conselheiros eleitos vão assumir o cargo no dia 10 de janeiro e permanecer neles durante quatro anos. A apuração do resultado da votação é de responsabilidade de cada Conselho Tutelar.