Por ROSA AGUIAR/site Mais Turismo e Cultura – A cachaça paraibana, que é Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado desde 2010, comemora neste sábado, 10 de junho, o seu dia, instituído em 2021, numa proposta de lei do deputado Adriano Galdino e sancionada pelo governador João Azevedo.
A Paraíba se destaca como uma maiores produtoras de cachaça do país, especificamente a cachaça de alambique, com engenhos localizados em praticamente todas as regiões do Estado. O brejo paraibano se destaca na produção com engenhos tradicionais e novos, e a cidade de Areia é a capital paraibana da cachaça instituída por lei.
Mas a Paraíba tem cachaças de qualidade produzidas em todas as regiões, da zona da mata ao sertão. As cachaças paraibanas estão entre as de maior qualidade no país, premiadas em concursos renomados no Brasil e no exterior, a exemplo do Concurso de Vinhos e Destilados, Ranking da Expocachaça e Concurso Mundial de Bruxelas.
A cachaça é a bebida genuinamente brasileira, com graduação alcoólica entre 38 e 48 graus obtida pelo mosto fermentado do caldo da cana de açúcar. Está ligada a história do Brasil e surgiu durante a colonização do país. Assim como o champanhe, de origem francesa, não existe cachaça feita fora do Brasil. A Paraíba é o estado do país que mais consome a cachaça de alambique, produzida com fermentação lenta e controlada. A cachaça movimenta uma grande cadeia, que vai desde a plantação de cana de açúcar até o turismo.
A cada dia os engenhos recebem visitantes para conhecer o processo e degustar a bebida. Um dos engenhos pioneiros na qualidade e na imersão no turismo é o da cachaça Triunfo, e a produtora, Maria Júlia Baracho, está indicada para receber o Prêmio Internacional Passaporte Aberto, da Organização Mundial de Jornalistas de Turismo.
No ano passado, no Dia Estadual da Cachaça, foi fundada a Confraria Paraibana da Cachaça – Conparça, com o objetivo de reunir pessoas que estivessem dispostas a valorizar o destilado brasileiro e paraibano através de várias iniciativas.
A Confraria é formada por empresários, professores, jornalistas, produtores de cachaça, especialistas, e realiza palestras, cursos, visitação aos engenhos produtores e reuniões para degustação.
A Confraria tem um curso de sommelier de cachaça.
O presidente da Conparça, Maurício Carneiro, ressalta a importância do dia comemorativo: “Ter um dia é de grande relevância, pois atesta a importância cultural e econômica para nosso Estado. O reconhecimento como patrimônio cultural veio coroar um processo crescente de aprimoramento da qualidade. Hoje a Paraíba se orgulha da sua cachaça”
Para comemorar o dia da cachaça paraibana e um ano de fundação da Confraria, será realizada, na próxima quarta-feira, 14, uma reunião festiva. Na ocasião, a Conparça vai lançar uma novidade. “É uma cachaça comemorativa que fizemos em parceria com o engenho Nobre, de Cruz do Espírito Santo, especialmente para os nossos sócios, mas, é possível que, no futuro, façamos outras” afirmou Maurício.
Para a vice presidente da Confraria, jornalista Rosa Aguiar, a valorização da cachaça pelo poder legislativo e executivo, criando esse dia, é fundamental. “ Ter o dia da cachaça paraibana ajuda a colocar o assunto na pauta, a discutir, a falar. Nós, da Confraria Paraibana da Cachaça, estamos dando nossa contribuição para diminuir o preconceito com nossa bebida, e a disseminação do conhecimento através das atividades que realizamos é muito importante para isso”.
O Dia Estadual da Cachaça Paraibana faz parte do Calendário Oficial de Eventos no Estado. A data escolhida foi 10 de junho, quando o produto foi instituído como pertencente ao patrimônio cultural e imaterial do Estado da Paraíba, em 2010.
Diretamente relacionada à história do Brasil, com o desenvolvimento dos engenheiros de cana-de-açúcar durante o ciclo do açúcar, a cachaça é 3º destilado mais apreciado no mundo.
Em 2020, por exemplo, a exportação da cachaça rendeu um faturamento de 9,5 milhões de dólares ao Brasil. Grande parte dessa quantia partiu dos produtos fabricados aqui na Paraíba, estado que mais produz a bebida.