Paraíba será destaque no Carnaval do Rio 2024
6 de agosto de 2023
Redação

No Carnaval de 2024, a Paraíba será destaque novamente na Marquês de Sapucaí, palco dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro. A Imperatriz Leopoldinense vai trazer o enredo “Com a sorte virada pra lua, segundo o testamento da cigana Esmeralda”.  A escola de Ramos foi a grande campeã deste ano.

 O tema é inspirado no folheto “O Testamento da Cigana Esmeralda”, escrito pelo paraibano Leandro Gomes de Barros há mais de cem anos. Leandro, nascido em 1865, foi considerado o criador da literatura de cordel e ficou conhecido, em famosas definição de Carlos Drummond de Andrade, o “príncipe dos poetas”. Ele mudou-se para Recife (PE) por volta de 1907. 

O paraibano tornou-se o primeiro poeta nordestino a tornar a edição e venda de cordéis como uma profissão. A literatura de cordel, baseada na tradição oral do popularizo, teve grande importância social, nessa época, por possibilitar a transmissão de conhecimentos para pessoas que não sabiam ler. 

O paraibano Zé Katimba está na disputa pelo samba -enredo que vai para a avenida com a Imperatriz, em parceria com Mirandinha Sambista, Dudu Nobre, Zé Inácio, Luizinho das Camisas e Juninho Professor.Mirandinha Sambista já mora há mais de 30 anos em João Pessoa e se considera também um paraibano. No podcast foradoeixo.rec no canal do YouTube, Mirandinha conta sua história, tal de suas impressões sobre o atual momento do samba e releva novidades ainda do Carnaval 2024.

São Clemente traz Zé Katimba como enredo

A primeira dessas revelações foi sobre Zé katimba. Com o enredo “Que grande destino reservaram pra você”, a escola de samba São Clemente vai homenagear o sambista paraibano, natural de Guarabira, que considerado o principal responsável pelo surgimento dos sambas de enredo moderno. A escola é da série ouro do Carnaval do Rio de Janeiro. Se ganhar, no ano que vem estará na série especial.

 A frase “Que grande destino reservaram pra você” foi retirada de um dos sambas-enredos mais importantes da história, Martim Cererê, composição do guarabirense de 90 anos, em 1972, para a Imperatriz Leopoldinense, escola que ele ajudou a fundar. A letra, em que o autor dos versos tem a intimidade de tratar o Brasil como um menino, agora se volta para contar o que destino reservou a criança que com 10 anos foi para o Rio de Janeiro viajando de forma clandestina em um navio para mudar a estrutura do carnaval carioca, modernizando os temas e suas roupagens.

Zé Katimba é o único fundador vivo da agremiação verde e branco de Ramos e, neste ano, celebrou o nono título da Imperatriz Leopoldinense, que venceu o Carnaval depois de um jejum de 22 anos ao trazer um enredo de exaltação da cultura nordestina na controversa figura de Lampião, o “Rei do Cangaço”. O paraibano já havia sido enredo da Império de Arariboia, de Niterói, e da Malandros do Morro, em João Pessoa.

No Sábado de Carnaval, a São Clemente será a sexta escola a entrar na Sapucaí.  Mirandinha, Zé Inácio e Inácio Rios (filhos de Zé Katimba), Diogo Nogueira, Xande de Pilares e Arlindinho estão na disputa com um samba enredo para homenagear o mestre.   

Paraibanos de camisa verde em São Paulo

“Adenla, o Imperador nas terras do Rei”. Este é o enredo que o Camisa Verde e Branco levará para o Anhembi no Carnaval 2024. O tema foi anunciado no último domingo, na festa de lançamento organizada pela escola na Fábrica do Samba. O enredo tem como personagens principais o orixá Oxossi, Rei de Ketu e o ex-jogador Adriano Imperador, em um proposta que trás como mensagem o poder de quebrar barreiras e que cada um pode se tornar tudo o que desejar.

“Nosso enredo vai além dos nomes, a ideia toda está em mostrar o poder de acreditar em si mesmo e derrubar todas as limitações que são colocadas no dia a dia para chegarem ao máximo que quiserem. O desfile começa com Oxossi sendo alçado de um caçador ao Rei de Ketu, passa por Piye (o primeiro Faraó negro e pelo Sultão Mansa Musa (homem mais rico do mundo no século XIV), até chegar em Adriano, menino pobre da Vila Cruzeiro que através do talento e da dedicação se tornou o “Imperador” do futebol na Itália”, relatou o carnavalesco Renan Ribeiro.

Novamente, a parceria Zé Katimba e Mirandinha Sambista entra em cena. Também estarão na disputa pelo samba enredo da escola de São Paulo. 

Compartilhe: