Painéis solares em telhados chegam a 7 GW
7 de fevereiro de 2024
Redação

 As novas instalações de geração própria de energia solar em telhados de residências e empresas atingiram 7 gigawatts de potência adicionada neste ano de 2023, segundo mapeamento do Portal Solar, franqueadora com mais de 200 unidades espalhadas pelo País e cerca de 20 mil sistemas fotovoltaicos instalados. Entre janeiro e dezembro, o País recebeu mais de R$ 36 bilhões em investimentos privados com as conexões fotovoltaicas feitas pelos consumidores.

De acordo com a análise do Portal Solar, feita com base em dados oficiais da Agência Nacional de Energia Elétrica e da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o uso da energia solar pelas empresas e consumidores residenciais foi impulsionado pela queda do preço do equipamento, em torno de 20% este ano, aumento do consumo pela onda de calor e elevação da tarifa de energia elétrica no Brasil.   

“A onda de calor que se instalou no Brasil nos últimos meses tem atraído mais consumidores para instalação de sistemas de energia solar em residências e empresas. Preocupados com o aumento no consumo de eletricidade no período e a consequente elevação na conta de luz, os brasileiros passaram a optar por sistemas fotovoltaicos nos telhados, em busca de mais conforto térmico, redução na conta de luz e eficiência energética”, comenta Rodolfo Meyer, CEO do Portal Solar.   

“Depois de algumas oscilações no mercado brasileiro de energia solar distribuída no começo do ano, percebemos uma retomada importante nos pedidos de instalação de painéis solares em nossas unidades de franquia”, acrescenta.  

De acordo com mapeamento do Portal Solar, o Brasil possui, desde 2012, mais de 24,8 gigawatts (GW) de potência acumulada da fonte solar em telhados, fachadas e pequenos terrenos, que abastecem mais de 3 milhões de unidades consumidoras no País.

Sobre o Portal Solar 

O Portal Solar está no mercado desde 2014 e acumula mais de 20 mil sistemas fotovoltaicos instalados. Com inspiração australiana, começou como portal de conteúdo, tendo até hoje a maior audiência do segmento. Em maio de 2021 o Portal Solar lançou o modelo de franchising home-based de baixo investimento, e já conta com mais de 200 unidades espalhadas pelo país.

Compartilhe: