A obra do escritor e dramaturgo paraibano Ariano Suassuna tem sido relembrada na aula-espetáculo ‘Na Trilha do Mestre’, de João Suassuna, neto do escritor. A iniciativa é uma forma de manter viva a obra e o legado de Ariano, que ficaram marcados no teatro e na televisão.
Embora pareça uma homenagem in memoriam, a aula-espetáculo de João Suassuna começou com Ariano Suassuna ainda em vida. Em 2013, quando passou por alguns problemas de saúde, ele pediu para que o neto o representasse em homenagens e eventos. A aula-espetáculo de João Suassuna foi sendo construída aos poucos e se firmou ainda mais após a morte de Ariano, em 2014. “Meu avô teve uma vida plena, longeva, viveu 87 anos, nasceu em 16 de junho de 1927 e se encantou”, é como o neto descreve a trajetória de vida do avô.
Sem pretensão de trilhar o mesmo caminho de Ariano Suassuna, João fez as primeiras aulas, “pós encantamento de Ariano”, em 2014, percorrendo os mesmos locais que o avô já havia estado em vida. Hoje, quase dez anos depois, o neto chega em locais que Ariano não pode estar em vida, mas que foram tocados pela obra dele de alguma forma.
“É uma maneira da gente celebrar a memória dele, mas não só isso, levar adiante a chama imortal de Ariano que nos inspira”, declara João Suassuna.
A aula-espetáculo “Na Trilha do Mestre” é intermediada por vídeos do acervo particular da família, estabelecendo uma dinâmica entre Ariano e João, e dos dois com o público. De forma democrática e acessível, João resume a aula em: do riso à reflexão.
Para João Suassuna, representar o avô é uma celebração. “É uma alegria e honra nascer uma vez só e nascer neto de Ariano Suassuna”, enfatiza o neto.
Aula-espetáculo de João Suassuna em João Pessoa
A aula-espetáculo “Na Trilha do Mestre” será apresentada por João Suassuna nesta sexta-feira (8), no Teatro Pedra do Reino, em um evento institucional da Marcos Inácio Advogados. O evento não será aberto ao público.
A noite marca o início da campanha de marketing de 2024 do escritório, que une cultura, história e identidade.
De acordo com Higor Lira, diretor de expansão da Marcos Inácio Advogados, o planejamento do escritório para 2024 utiliza do manifesto de marca como direcionamento institucional e criativo.
“Nesses 33 anos de história, nosso escritório sempre esteve preocupado com princípios e valores que norteiam a entrega de um serviço de excelência, bem como com o dever social de transmitir conhecimento, seja jurídico, ou sobre temas de cunho humano, como as artes. A arte que sempre esteve espalhada pelas paredes de todos os nossos escritórios, passou a ser algo oficial desde a virada da marca, na qual assumiu de fato o ‘estado da arte’”, ressalta Higor Lira, diretor de expansão.