MDA e Incra lançam Plano Safra no Curimataú
10 de agosto de 2023
Redação

O Plano Safra da Agricultura Familiar 2023/2024 foi apresentado, nesta quarta-feira (9), a representantes dos governos federal, estadual e municipais, agricultores familiares, assentados da reforma agrária e lideranças sindicais e de movimentos sociais das regiões do Seridó e do Curimataú paraibanos. O lançamento do programa do governo federal aconteceu no auditório da prefeitura de Picuí, a cerca de 240 quilômetros de João Pessoa, e foi promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).

O Plano Safra objetiva apoiar o setor agropecuário, oferecendo linhas de crédito, incentivos e políticas agrícolas para os produtores rurais, desde os agricultores familiares até os grandes produtores.

Além do coordenador-geral do Escritório Estadual do MDA na Paraíba, Cícero Legal, também participaram do evento o superintendente do Incra na Paraíba (Incra/PB), Antônio Barbosa Filho, o secretário-executivo da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido da Paraíba, Bivar Duda, a superintendente da Conab/PB, Kelly Ramalho Freire, e o prefeito de Picuí, Olivânio Dantas Remígio.

Cícero Legal destacou a importância do investimento do governo federal para o aumento da produção de alimentos. “Precisamos nos organizar mais ainda para podermos acessar esses recursos e materializar tais recursos com uma produção pujante, para que, lá na frente, possamos comercializar essa produção”, disse.

“Temos um governo federal comprometido com o Brasil e com a agricultura familiar. Cabe a nós, enquanto gestores, enquanto movimentos social, sindical e popular, além das prefeituras e do próprio governo federal e do governo do Estado, darmos as mãos em parceria para fazermos com que possamos acessar esse crédito com mais facilidade”, afirmou Bivar Duda.

Plano Safra

Os recursos do Plano Safra 23/24 são cerca de 27% maiores em relação ao plano anterior. Outra novidade desta edição é o incentivo ao fortalecimento dos sistemas de produção ambientalmente sustentáveis, com redução das taxas de juros para recuperação de pastagens e premiação para os produtores rurais que adotam práticas agropecuárias consideradas mais sustentáveis.

O Plano Safra 23/24 disponibiliza diversas linhas de crédito, atendendo todas as necessidades do produtor rural, seja para investimento, custeio, comercialização e industrialização. Uma dessas linhas de crédito é o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que financia projetos individuais ou coletivos que gerem renda aos agricultores familiares e assentados da reforma agrária.

Compartilhe: