MCTI e CNPq lançam edital de R$ 12 mi para alertas
18 de setembro de 2023
Redação

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançaram chamada pública no valor de quase R$ 12 milhões para aprimorar o sistema de emissão de alertas de risco de inundações e deslizamentos de terra. O edital vai fomentar pesquisas que contribuam para o desenvolvimento de ferramentas para emissão de alertas em duas linhas de atuação: “Pesquisa de curto prazo e eventos hidrológicos” e “Previsão de curto prazo e eventos geodinâmicos”.
 

Segundo o diretor do Departamento para o Clima e Sustentabilidade do MCTI, Osvaldo Moraes, um dos maiores desafios para prever a ocorrência de desastres naturais é a curta duração dos eventos. “Um dos maiores gargalos é a previsão de extremos meteorológicos que são muito localizados no espaço e de pouca duração temporal. Estes eventos possuem baixa previsibilidade nos modelos numéricos. O Brasil ainda não possui um serviço operacional de previsão nestas escalas”, explica.
 

Moraes acrescenta que os projetos serão desenvolvidos em rede e acompanhados por um conselho. “Com esse edital, vamos fomentar o desenvolvimento de produtos que possam ser aplicados, principalmente, para enxurradas e deslizamentos de encostas. Os projetos serão desenvolvidos em rede e serão acompanhados, rotineiramente, por um conselho avaliador. O objetivo é que tais produtos auxiliem a atuação dos serviços de alerta de desastres e, também, a preparação para esses eventos”.
 

O prazo para submissão de propostas é 16 de outubro, e a divulgação dos resultados está prevista para dezembro.
 

Clique aqui para acessar a íntegra do edital.

Compartilhe: