Mais de 40 prefeitos e 5 ministros estarão em João Pessoa, dias 1 e 2
24 de maio de 2023
Redação

Mais de 40 prefeitos de grandes cidades e das capitais já confirmaram presença na reunião da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) que será realizada no Centro de Convenções de João Pessoa, nos próximos dias 1 e 2 de junho. A reunião foi articulada pelo prefeito Cícero Lucena, que é o secretário nacional da entidade. O encontro terá a participação de pelo menos cinco ministros do Governo Federal e do presidente nacional do Sebrae, Décio Lima. Também já está confirmada a presença do secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Rodrigo Rollemberg.

A coordenação do encontro da FNP já confirmou a presença do relator da reforma tributária, deputado federal Aguinaldo Ribeiro (Progressistas), e espera a oficialização da agenda do presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira (Progressitas-AL).

Entre os gestores, 14 prefeitos das capitais das maiores capitais, como Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Belo Horizonte. Quem também estará em João Pessoa nesse encontro é o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes. Mesmo sendo um encontro de prefeitos, dois governadores também já afirmaram que estarão participando: Ibanês Rocha (Distrito Federal) e Raquel Lira (PE), que foi prefeita de Caruarú (PE).

Os ministros que terão agenda na Frente Nacional dos Prefeitos são: Wellington Dias (do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome); Sílvio Almeida (dos Direitos Humanos e da Cidadania); Alexandre Silveira (de Minas e Energia); Alexandre Padilha (das Relações Institucionais); e Juscelino Filho (das Comunicações). A lista ainda pode aumentar, segundo revelou o secretário de Gestão Governamental da Prefeitura de João Pessoa, Diego Tavares, em entrevista ao programa Correio Debate, na TV CORREIO/Record, hoje à tarde.

Diego antecipou que entre os temas que serão debatidos estão a pauta ambientalista e os investimentos em energias renováveis. A questão dos repasses de verbas federais, como o necessário para o pagamento do piso dos profissionais da enfermagem, também serão debatidos pelos prefeitos.

A Frente Nacional dos Prefeitos é uma entidade municipalista dirigida por gestoras e gestores em exercício dos seus mandatos. Tem como foco a atuação em 400 municípios com mais de 80 mil habitantes. Confira a entrevista do secretário da Gestão Governamental da Prefeitura de João Pessoa.

Compartilhe: