Lei aprovada na CMJP apoia cultivo de orgânicos
30 de abril de 2023
Redação

O cultivo e a venda de produtos orgânicos estão cada vez mais presentes na cidade de João Pessoa e a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) tem contribuído para esse trabalho com a aprovação da Lei 14.384/2022, de autoria do vereador Zezinho Botafogo (PSB), que institui a Política Municipal de Incentivo às Feiras de Produtos Orgânicos para promover segurança alimentar e nutricional, alimentação saudável, estimular o consumo de produtos orgânicos, contribuir para o cooperativismo e a economia solidária.

A partir da Lei, o programa “Eu Posso Semear” da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest) da Prefeitura Municipal de João Pessoa, desenvolve ações como doação de sementes, orientação técnica e a logística de transporte para em média de 12 produtores rurais da agricultura familiar, que fazem a comercialização de frutas, verduras, hortaliças e tubérculos como cará, macaxeira e batatas doces cultivadas na própria cidade.

É em Ponta de Gramame, na região Sul, que agricultores são acompanhados desde a preparação da terra até a venda. “Doamos as sementes, um técnico vai até o local e ensina como fazer o plantio correto. Nós também fazemos a fiscalização, pois não pode ter nenhum tipo de veneno, prezamos muito pela qualidade do produto. Caso o agricultor não se adeque ao processo, ele perde o espaço na feira orgânica”, afirma Shirlene Coutinho, coordenadora da Feira de Produtos Orgânicos.

A agricultora Maria dos Ramos faz sucesso na feira, que ocorre toda quarta-feira no Parque Parahyba I, no bairro do Bessa, no horário da 14h às 19h. Ela vende produtos prontos para consumo como a goma de tapioca, beiju e tapioca, todos extraídos da mandioca que Dona Maria planta e colhe. “A prefeitura ajuda muito no transporte. Por isso, consigo trazer o beiju que faço em casa e também canjica, tudo eu mesmo planto, colho e faço essas comidas”, detalha.

A moradora do bairro, Nilma Tavares aproveita os produtos fresquinhos toda semana. “É bem mais saudável, os preços são acessíveis e gosto muito das folhagens, mamão e outros produtos que vejo que estão com boa qualidade”.

As Feiras de Produtos Orgânicos são realizadas sempre nas quartas-feiras no Parque Parahyba I, no bairro do Bessa das 14h às 19h e todas as sextas-feiras na Praça Chateaubriand Arnaud, conhecida como Praça da Rotam, no bairro de Manaíra das 06h às 10h.

Compartilhe: