JP terá viaduto no Bessa e túnel por baixo do Retão
12 de junho de 2023
Redação

Até o final do ano, a Prefeitura de João Pessoa deve licitar a construção de um viaduto, que vai ligar o Parque da Cidade à rua Miriam Barreto Rabelo (lateral do estacionamento do supermercado Pão de Açúcar); e um túnel que permitirá a passagem por baixo da Flávio Ribeiro Coutinho (Retão de Manaíra) chegando a avenida Reinaldo Tavares de Melo.

A revelação foi feita pelo secretário de Planejamento da PMJP. José William Montenegro Leal, em entrevista ao programa Correio Debate, da TV Correio, nesta segunda-feira (11).

Nesta segunda, secretários municipais tiveram reunião com superintendente do DNIT, Arnaldo Monteiro, para tratar de ajustes que melhorem o trânsito no entorno da Capital com as obras de triplicação da BR 230. Um das medidas é um acerto com a Prefeitura sobre os locais que vão ser construídos cinco viadutos. Segundo o secretário de Planejamento de João Pessoa, a localização desses equipamentos em alguns metros (a mais ou a menos) do projeto, pode fazer toda diferença no fluxo de veículos.

Na próxima sexta-feira haverá outra reunião com representantes da PMJP e do DNIT. “A Prefeitura vai puder opinar um pouco mais na colocação desses viadutos, porque eles impactam muito no dia-a-dia da cidade”, disse o secretário. Ficou decidido que não serão feitos viadutos sob terra armada, mas viadutos sobre pilares. A PMJP sugeriu túneis, mas o DNIT alegou que isso encareceria ainda mais o projeto.

A duplicação da avenida Hilton Souto Maior deve começar nos próximos dias. Próximas ao Parque da Cidade (antigo Aeroclube) as obras vão continuar em novas avenidas aberta, com pistas de três a seis faixas de rolamento. A Argemiro de Figueiredo vai ser requalificada, ganhando mais faixas e uma ciclovia que sairá da Infante Dom Henrique.

Segundo o secretário, os projetos já estão sendo preparadas para licitações para o viaduto e para o túnel. E ele ainda que a maior parte das ruas no entorno do Parque da Cidade será entregue até o final deste ano.

O secretário de Planejamento disse que vão ser construídos quatro terminais rodoviários (dois com empréstimo externos pela Prefeitura e dois com empréstimos pelo Governo do Estado): Varadouro (um hub), Cruz das Armas, Pedro II e 2 de Fevereiro e o do Bessa. José William disse que o Terminal de Valentina será entregue em breve.

José William falou também sobre os alagamentos que ocorrem em algumas ruas de João Pessoa. Segundo ele, a Seinfra junto com a Seplan, mapeou cerca de 110 pontos críticos na cidade e que, com as intervenções da atual gestão, 80 desses pontos já foram eliminados.

Compartilhe: