Hospitais estaduais têm alta demanda
9 de setembro de 2024
Redação

Durante o fim de semana entre sexta-feira (6) e domingo (8), várias unidades hospitalares da Paraíba, integrantes da rede estadual de saúde, atenderam um grande número de pacientes, com destaque para casos de dores, síndromes gripais e acidentes de trânsito. Esse aumento de atendimentos foi impulsionado pelo feriado de 7 de setembro, que tradicionalmente gera maior movimento nos serviços de urgência e emergência.

No Hospital e Maternidade Estevam Marinho, em Coremas, foram atendidas 227 pessoas. Dores diversas foram a principal causa, com 39 casos, seguidas por síndromes gripais (21) e diarreia (14). O hospital também registrou oito internações por infecção urinária, diarreia aguda, pneumonia e outras complicações.

O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, em Catolé do Rocha, contabilizou 391 atendimentos, sendo 48 por dores diversas e 29 por cefaleia. O hospital realizou ainda dois partos e 14 internações, incluindo casos de anemia, AVC e crises de ansiedade. A unidade também realizou 243 exames laboratoriais e 81 raios-X durante o período.

No Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos, 236 pessoas foram atendidas, com destaque para 22 cirurgias realizadas, metade delas de urgência. O hospital também prestou assistência a 31 vítimas de acidentes de trânsito, a maioria envolvendo motos, e registrou sete internações, incluindo a de uma vítima de atropelamento.

Já o Complexo Pediátrico Arlinda Marques, em João Pessoa, atendeu 483 crianças e adolescentes, com 192 atendimentos ambulatoriais e 291 emergenciais. Entre os principais motivos estão tosse (35 casos), febre (25) e diarreia (12).

O Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, também na capital, registrou 749 atendimentos, com 42 cirurgias de alta e média complexidade, sendo 21 de urgência. As quedas lideraram as ocorrências, com 134 casos, seguidas por acidentes de moto (96) e corpos estranhos (66). A maioria dos pacientes tinha entre 19 e 59 anos.

O Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER), administrado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) e pertencente à rede hospitalar do Governo do Estado em João Pessoa, realizou 327 atendimentos nesse fim de semana. Das 19h da sexta-feira (6) até as 7h desta segunda-feira (9), foram realizados 41 procedimentos cirúrgicos, 93 atendimentos na Maternidade e no Centro Obstétrico, entre os quais 12 partos, além de 193 pacientes atendidos na Urgência e Emergência.

O Hospital Regional Deputado José de Sousa Maciel, unidade da rede hospitalar do Governo da Paraíba em Cajazeiras, atendeu 297 pacientes durante o fim de semana. Entre os atendimentos registrados, destacam-se os casos de urgência (197), materno-infantil (32), exames externos (43), teste do pezinho (três), retornos e acidentes (22). Além disso, o hospital realizou 42 cirurgias, sendo 19 procedimentos de urgência e 23 eletivos.

O dia mais movimentado foi a sexta-feira (6), com 141 atendimentos, seguido do sábado (7), com 82, e o domingo (8) com 74 atendimentos.

Além das 186 pessoas de Cajazeiras, o hospital também recebeu pacientes de outras cidades da região, incluindo: Bernardino Batista (dois), Bom Jesus (três), Bonito de Santa Fé (seis), Cachoeira dos Índios (17), Carrapateira (três), Conceição (quatro), Curral Velho (um), Joca Claudino (quatro), Major Sales (dois), Monte Horebe (sete), Nazarezinho (um), Poço Dantas (três), Poço de José de Moura (três), Santa Helena (cinco), São João do Rio do Peixe (16), São José de Piranhas (18), Sousa (um), Triunfo (cinco), Uiraúna (nove), e um paciente do Rio Grande do Norte.

Compartilhe: