Hiperelétrico Mission X é lançado nos 75 anos da Porshe; veja
10 de junho de 2023
Redação

Porshe, marca mundial de automóveis de luxo, tem pronto um projeto futuristas de um veículo elétrico, que traz o título de hypercar. É o Mission X, que chega para comemorar os 75 anos da marca alemã, que se confunde com o aniversário do 356, que no dia 8 de junho de 1948, foi o primeiro carro da marca que recebeu a permissão de circular pelas ruas das Áustria. 

O 356, naquela ano, também entrou em uma corrida em Innsbruck e venceu. 

O futurista Mission X tem inspiração em outros veículos como o 959, Carrera GT e 918 Spyder.

Possui design agressivo e números de clássicos como Carrera GT e 918 Spyder. Por enquanto, é apenas um conceito, mas a Porshe admite a possibilidade de lançá-lo no mercado. O projeto vai correr correr em Nürburgring Nordschleife.

É um conceito pensado para corridas e, por isso mesmo, o cinto de segurança é do tipo de seis pontos de fixação. O volante lambeá o de um Fórmula 1,  sem obstrução na parte superior.

“Múltiplas câmeras” vão gravar o desempenho do motorista e do veículo, em diferentes condições de pista, clima e temperaturas.

A Porsche não diz se o Mission X será um carro de verdade para pessoas, mas trabalha para montar uma experiência de um automóvel mais rápido, feito para ruas e focado em Nürburgring Nordschleife, com o downforce encontrado apenas no 911 GT3 RS

As baterias do Mission X terão arquitetura de 900 volts e ficarão atrás dos bancos, como a marca já faz com seus veículos mais velozes e seus motores centrais.

Especialistas ainda pouco sabem sobre motor e baterias, mas a promessa é de recarga duas vezes mais rápida que o Taycan Turbo S. 

Apesar de toda tecnologia envolvida, o Mission X é um carro para duas pessoas e não tem sequer espaço atrás dos bancos. 

O vidro das portas cria uma espécie de domo, quando vai até o teto. A estrutura de fibra de carbono deixa o carro leve, estável e forte em altas velocidades. 

A inspiração para o visual delas vem do Porsche 917, enquanto os faróis verticais nasceram lá nos 906 e 908 – sendo os três para pistas.

https://youtu.be/4zuy1G0DfGg

0 Porsche Mission X é um farol de tecnologia para o carro esportivo do futuro. Ele traz a alma de carros esportivos icônicos de décadas passadas: como o 959, o Carrera GT e o 918 Spyder antes dele, o Mission X fornece um impulso crítico para o desenvolvimento evolucionário de futuros conceitos de veículos”, disse Oliver Blume, presidente da Conselho Executivo da Porsche AG.

Medindo cerca de 4,5 m de comprimento e 2 m de largura, o Porsche Mission X é um hipercarro relativamente compacto. Com um entre-eixos de 2,73 m, ele tem as dimensões do Carrera GT e do 918 Spyder.

As portas com estilo Le Mans estão presas às colunas dianteiras e ao teto e abrem para a frente e para cima. Esse tipo de porta foi usado anteriormente no lendário bólido Porsche 917.

O Mission X fez sua estreia em 8 de junho de 2023 – a véspera da abertura da exposição ’75 anos de carros esportivos da Porsche’ no Museu da Porsche em Stuttgart-Zuffenhausen. 

Com seu motor V10 e 612 cv, design arrojado e, não menos importante, sua experiência de direção incomparável, o Porsche Carrera GT continua sendo um ícone entre os superesportivos até hoje.

A tecnologia híbrida da Porsche atingiu um pico espetacular com o 918 Spyder. Em setembro de 2013, o biposto de 652 kW (887 cv) foi o primeiro veículo aprovado para estrada a quebrar a barreira dos sete minutos nos 20,6 quilômetros de Nürburgring, no Nordschleife, completando a volta em 6:57 minutos.

Compartilhe: