Mais de 2,5 milhões de brasileiros foram afastados do trabalho por razões de saúde em 2023, segundo o Ministério da Previdência Social. A hérnia de disco foi a principal causa, seguida de dor na lombar.
Sedentarismo e má postura são os dois fatores mais importantes associados às lesões na coluna, afirmam os médicos entrevistados pela reportagem.
A lista com as dez doenças mais recorrentes tem predominância das osteoarticulares, que são os distúrbios articulares, ósseos e musculares, como lesões no ombro, tendinite e lesão no punho, além de dores na lombar e diferentes hérnias.
Essas disfunções são multifatoriais e influenciadas por predisposição genética, diz o médico Fernando Oto, presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica em Santa Catarina (SBCM/SC).
Entretanto, afirma Oto, também podem ser causadas por adoção de posições inadequadas no desempenho do trabalho, falta de ergonomia e exposição a cargas laborais exageradas.
Segundo Francisco Cortes Fernandes, presidente da Associação Nacional de Medicina do Trabalho, muitas vezes os postos de trabalho estão inadequados para os funcionários e falta fiscalização. “Patologias ortopédicas são as mais frequentes”, diz.
Além da hérnia de disco e da dor na lombar, outras doenças que causaram afastamento do trabalho em 2023 foram: