Governo prevê uso de 100% de combustíveis sustentáveis
7 de fevereiro de 2024
Redação

Produzido com processo de transformação de matérias-primas renováveis, o diesel verde é o gasóleo do futuro devido à sua baixa emissão de carbono, uma das metas do governo para cumprir assuntos relacionados à sustentabilidade conforme a agenda de 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). O governo vai propor um plano para o diesel verde de 1% a 3% de 2027 a 2037 no projeto Combustível do Futuro que será enviado pelo governo ao Congresso.

A notícia mira no transporte rodoviário de cargas (TRC), uma vez que o diesel é a principal fonte de combustível dos caminhões. O Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas no Estado do Paraná (Setcepar), em Curitiba, é favorável ao uso do diesel verde como alternativa mais sustentável e menos poluente em relação ao diesel fóssil, já que o uso de combustíveis mais sustentáveis é uma tendência crescente em todo o mundo, e muitas empresas estão adotando práticas mais sustentáveis em suas operações.

‘’O diesel verde é não apenas uma realidade, mas uma necessidade. É interessante que empresas e entidades do setor de transportes conheçam e ofereçam treinamentos voltados para motoristas em relação à direção econômica nos quais o diesel verde seja mencionado como uma das opções de combustíveis limpos que ajudam na sustentabilidade do planeta”, comenta Silvio Kasnodzei, presidente do Setcepar.

Atualmente, o governo federal trabalha na implementação de combustíveis sustentáveis, possuindo cerca de R$ 400 bilhões que serão contemplados no “plano de transição verde” envolvendo projetos de conservação e restauração florestal, saneamento, gestão de resíduos, ecoturismo, agricultura de baixa emissão, energia renovável, mobilidade urbana, transporte e logística, tecnologia da informação e comunicação e infraestrutura verde.

Recentemente, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ressaltou essa iniciativa no início de julho ao participar do podcast O Assunto, mediado pela jornalista Natuza Nery. O ministro avalia que o plano verde pode ser a grande marca do governo e que pretende atrair investimentos estrangeiros em áreas como energia limpa.

“É necessário esse esforço conjunto entre as empresas do setor e o governo para que essa mudança aconteça de forma efetiva. As empresas podem começar a implantar essa tática no TRC investindo em veículos movidos por combustíveis alternativos, como o gás natural e o biocombustível, e adotando práticas de condução mais eficientes. E o governo, além de investir no biocombustível, também deve avaliar como isso tem sido recebido e implantado nas organizações”, avalia Kasnodzei.

Sobre o Setcepar:

Fundado em 1943, o Setcepar, entidade que representa as empresas de transportes de carga no estado do Paraná, nasceu visando representar os empresários do setor de transporte rodoviário de cargas da região em variadas atividades, como negociações coletivas de trabalho e aproximação com autoridades e com autarquias municipais, estaduais e federais, bem como com a imprensa.

Hoje, com 80 anos de história, a entidade representa empresas em 265 cidades do estado, oferecendo aos associados diversos serviços e eventos para fomentar melhorias no transporte rodoviário de cargas local e nacional.

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