Google anuncia curso em Marketing e E-commerce
29 de junho de 2023
Redação

O Google anunciou nesta terça-feira, durante o Google for Brasil, a chegada do curso de Marketing Digital & E-commerce, em português. Parte do do programa de Certificados Profissionais do Google, a formação pretende formar novos profissionais para o setor, sem qualquer exigência de conhecimento prévio específico. A ideia é também contribuir para o enfrentamento do desemprego, ajudando a incluir mais pessoas em uma das áreas de mais alta demanda do mercado. 

Desenvolvidas por especialistas do Google, as aulas foram projetadas para fornecer habilidades práticas e preparar as alunas e alunos para o início imediato em vagas diretamente conectadas às áreas de atuação do curso. O foco são, especialmente, os estudantes e graduados que procuram por uma nova oportunidade no mercado de trabalho ou o primeiro emprego em carreiras com melhores salários. 

São mais de 190 horas de conteúdos práticos e teóricos, voltados para a capacitação em todas as etapas do negócio virtual, desde a concepção e compartilhamento de insights, passando pelo desenvolvimento das estratégias e ações de captação de consumidores, até a criação da loja, fidelização dos clientes e a aferição dos resultados. O treinamento estará disponível até o final da próxima semana na plataforma educacional online Coursera.

Hoje, o marketing digital colabora para aproximar pessoas e marcas online, por meio de mídias sociais, publicidade impressa, e-mail, mecanismos de pesquisa e outros canais online para atrair e envolver clientes, incentivá-los a comprar e fidelizá-los. Já o E-commerce diz respeito à comercialização de bens e serviços pela internet, em plataformas online, sempre acompanhado de monitoramento de resultados e a realização de pesquisas de mercado.

Durante o curso de Marketing Digital & E-commerce do Google, será ensinado, ainda, em uma série de vídeos, avaliações e atividades práticas, como usar ferramentas e plataformas populares, a exemplo do Canva, Constant Contact, Google Ads, Google Analytics, Hootsuite, HubSpot, Mailchimp, Shopify e Twitter, para trabalhos básicos. A proposta é treinar as habilidades que o mercado de trabalho procura.

Marketing Digital & E-commerce

Profissionais de marketing digital e e-commerce têm carreiras empolgantes na encruzilhada de tecnologia, pessoas e negócios. À medida que mais pessoas passam mais tempo online, saber como encontrar, comunicar e vender aos clientes são habilidades importantes. De acordo com a pesquisa Future of Jobs, realizada pelo Fórum Econômico Mundial, o marketing digital é uma das 10 carreiras emergentes no Brasil e, ao mesmo tempo, também uma das 10 carreiras com clara lacuna de talentos no país.

A pesquisa também aponta que o Brasil carece de profissionais qualificados que trabalham com crescimento e marketing de produtos. Segundo a consultoria da empresa RH Robert Half, a falta de profissionais também faz crescer os salários iniciais. A média salarial no país para um cargo inicial é de R$ 3,4 mil, mais do que o dobro do salário mínimo nacional.

Há também uma oportunidade para o e-commerce no Brasil: segundo a eMarketer, o país foi o 10º do mundo em crescimento do e-commerce de varejo no mundo em 2022, crescendo 17,2% contra uma média global de 9,7%. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, o varejo online registrou quase R$ 170 bilhões em transações em 2022.

Cresça com o Google

O programa de certificados de carreira do Google, que faz parte do Cresça com o Google, já contava com outros quatro cursos voltados para tecnologia. São eles Suporte de TI, Análise de DadosGestão de Projetos UX Design, todos disponibilizados no Coursera, sem exigência de conhecimento prévio, uma vez que são voltados para quem busca o primeiro emprego, ascensão profissional ou uma nova carreira. 

No último ano, o Google já realizou a doação de 150 mil bolsas de estudos dos cursos profissionalizantes da empresa em parceria com o CIEE e o Bettha. com. Até 2026, o Google deverá distribuir 500 mil bolsas para todo o Brasil. 

Para facilitar o caminho entre a capacitação técnica e a empregabilidade dos estudantes, todas as pessoas que se formarem nos Certificados Profissionais do Google passarão a ter acesso a uma plataforma exclusiva do Bettha.com, que conta com dois benefícios principais: o primeiro é uma trilha de conteúdo de soft skills, ou seja, habilidades socioemocionais que são cruciais na busca por um emprego. O segundo é o acesso prioritário a vagas de emprego anunciadas pelo Grupo Cia. de Talentos que tenham alinhamento com a sua nova formação. A parceria contará com vagas ofertadas pelo próprio Bettha, pela Cia. de Talentos e também pelo SerMais, ONG do grupo que trabalha com grupos socialmente sub representados.

Compartilhe: