Exportações de dispositivos médicos atingiu US$ 526,9 mi
17 de setembro de 2024
Redação

No primeiro semestre de 2024, as fabricantes nacionais de dispositivos médicos exportaram US$ 526,9 milhões para mais de 190 países, o que representa um aumento de quase 21% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando as exportações somaram US$ 436,4 milhões. 

Paralelamente, as empresas associadas ao Brazilian Health Devices (BHD), projeto setorial da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), também apresentaram crescimento no volume de exportação, atingindo US$ 57,38 milhões. Esse valor reflete um aumento de 4,3% nas vendas externas em relação ao primeiro semestre de 2023 e representa, de acordo com a ApexBrasil, 11% das exportações totais do setor. 

Larissa Gomes, gerente de projetos e marketing internacional da ABIMO comenta que o crescimento das exportações destinadas aos Estados Unidos, contribuiu para o bom desempenho das associadas do BHD. “No primeiro semestre de 2024, as vendas das associadas para o país cresceram em 75,8%, ultrapassando os US$7,88 milhões”. O país, historicamente, se configura como principal destino das vendas internacionais dessas empresas. 

Principais compradores 

No primeiro semestre de 2024, os três principais destinos dos produtos fabricados em território brasileiro foram Estados Unidos, Argentina e México, o que coloca o continente americano em destaque. Na sequência, os Países Baixos e Bélgica se posicionam, também, como importantes compradores do Brasil, mostrando que a Europa está bastante aberta ao excelente custo-benefício apresentado pela produção nacional.  

Nesse período, 65,6% foram destinados para a América, sendo os Estados Unidos, Argentina, México, Colômbia e Chile os principais destinos das vendas do Brasil nesse período. O continente Europeu representou 22,31% do total exportado e Ásia, África e Oceania somaram 12,09% do total. Entre as empresas associadas ao BHD, o percentual de vendas para países da América é parecido com o total de exportação nacional: 62,51%.  

Setores que mais exportaram 

O setor médico-hospitalar foi o que apresentou melhor performance neste primeiro semestre, com crescimento de 25,5% e representando 67% de todo o volume de dispositivos médicos exportados.  

Dentro dele, destaque para implantes e equipamentos médicos cujas exportações, em conjunto, ultrapassaram US$ 130 milhões e envolvem itens como válvulas cardíacas, secadores para uso em laboratório, aparelhos para controle de pressão e de eletrodiagnóstico, próteses de artérias vasculares e outros instrumentos e aparelhos para uso na medicina e em cirurgias. Em paralelo ao setor médico-hospitalar, a vertical de laboratório apresentou crescimento de quase 16%, seguida por reabilitação (+13,8%) e odontologia (+7%). 

Sobre a ABIMO 

A ABIMO – Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos representa a indústria brasileira de produtos para a saúde que promove o crescimento sustentável nos mercados nacional e internacional. Fundada em 1962, a instituição conta com mais de 300 associadas e surgiu a partir da ideia de 25 fabricantes de produtos médicos e odontológicos com o objetivo de fortalecer, organizar e regulamentar o segmento. Nesses anos de trabalho, a ABIMO expandiu suas operações de suporte à cadeia produtiva através de conselhos e grupos de trabalho, os quais respondem por todos os aspectos técnicos, operacionais e associativos do setor.  

Sobre o BRAZILIAN HEALTH DEVICES 

O projeto setorial Brazilian Health Devices, executado pela ABIMO em parceria com a ApexBrasil, tem como missão fomentar as exportações de artigos e equipamentos da área da saúde. Brazilian Health Devices é a marca que reúne as indústrias exportadoras do setor e as representa internacionalmente. Durante o ano de 2023 o projeto atendeu 137 empresas brasileiras fabricantes de dispositivos médicos que exportaram US$ 106,6 milhões em produtos para mais de 137 países.  

O Brazilian Health Devices está aberto a receber novas indústrias de dispositivos médicos que buscam a internacionalização. As empresas interessadas em entender o funcionamento do projeto devem entrar em contato pelo telefone (11) 3285-0155 ou pelo e-mail export@abimo.org.br.  

Sobre a APEXBRASIL 

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. 

Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.  

Compartilhe: