A Expofeira Paraíba Agronegócios 2024, que acontece em João Pessoa até o próximo domingo (22), teve como grande destaque, na quarta-feira (18), o cooperativismo. O evento sediou a 4ª edição do Seminário do Cooperativismo Agropecuário da Paraíba, reunindo cerca de 300 pessoas no Parque de Exposição Henrique Vieira de Melo. Durante o seminário, foram discutidas as tendências do cooperativismo agropecuário no Brasil, além da assinatura de um termo de cooperação entre o Governo da Paraíba e a OCB/PB para ações de fortalecimento do setor.
Mário Borba, presidente do Sebrae/PB e do Sistema Faepa/Senar-PB, ressaltou a relevância do evento, destacando a presença de mais de 500 caprinos e 700 bovinos, além de equipamentos e produtos típicos da Paraíba, como queijo e mel. Segundo Borba, a expectativa é de que o evento movimente cerca de R$ 40 milhões, com a expansão dos produtos para mercados nacionais e internacionais.




Além do seminário, o cooperativismo foi abordado no espaço “Juntos pelo Agro”, uma iniciativa do Sebrae, Sistema OCB/PB e Sistema Faepa/Senar, destacando a importância da capacitação e assistência técnica para os produtores. Luiz Alberto Amorim, diretor-superintendente do Sebrae/PB, destacou o papel fundamental do cooperativismo na competitividade dos pequenos negócios.
O vice-governador Lucas Ribeiro, presente no evento, destacou a importância da parceria entre o governo e o setor privado para o crescimento do agronegócio paraibano. O seminário também contou com palestras de especialistas do Ministério do Desenvolvimento Agrário e do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, além de uma palestra-show do cantor e empreendedor Amazan, que compartilhou estratégias de negócios aplicadas à sua carreira.