Oficialmente reconhecido como a “Capital Paraibana do Turismo de Aventura”, o município de Araruna, localizado no curimataú paraibano, será palco, esta semana, de dois eventos importantes para esse segmento: o Festival de Aventura e Arte na Serra (FAS 2023) e o Encontro de Escaladores do Nordeste (EENe). Os dois eventos, que contam com o apoio do Sebrae/PB, não só fortalecem a vocação turística da região polarizada pelo Parque Estadual da Pedra da Boca, como também aquecem a economia, beneficiando principalmente os pequenos negócios locais.
Em sua quarta edição, o Festival de Aventura e Arte na Serra, promovido pela Prefeitura de Araruna, teve início no último sábado (7) e está oferecendo ao longo de toda a semana diversas atividades gratuitas. Entre elas, estão as oficinas, mostra de artesanato, exposição de artes visuais, trilhas e passeios turísticos e apresentações culturais.
Também dentro da programação do FAS, que será realizada até o próximo domingo (15), o Sebrae/PB vai oferecer a palestra “Aprenda como precificar seu produto ou serviço como um diferencial competitivo do seu negócio”. A capacitação, que vai ocorrer gratuitamente na noite desta terça-feira (10), ainda está com inscrições abertas, por meio do link https://pb.lojavirtualsebrae.com.br/loja/evento/202983807-palestra-aprenda-como-precificar-seu-produto-ou-servico-como-um-diferencial-competitivo-do-seu-negocio.
Já o Encontro de Escaladores do Nordeste, que está em sua 20ª edição, vai acontecer entre a quinta-feira (12) e o domingo (15). Destacando, a cada ano, o potencial esportivo de um dos estados da região, em 2023 as atividades do evento serão realizadas no Parque Estadual da Pedra da Boca, contando com palestras, oficinas e atividades práticas.
Como forma de contribuir com a programação, o Sebrae/PB vai promover uma palestra sobre o turismo de aventura, ministrada pelo guia de montanha e instrutor de escalada Eliseu Frechou, que tem mais de 37 anos de experiência na área. Mais detalhes sobre a programação estão disponíveis no endereço https://eene.com.br/.
Conforme ressalta o gerente regional do Sebrae/PB em Araruna, Marcílio Santos, ações e eventos como estes são essenciais para fortalecer e divulgar o potencial da região enquanto polo de ecoturismo e turismo de aventura no estado.
“Explorando o título que Araruna tem, de Capital Paraibana do Turismo de Aventura, essas diversas ações e eventos estão enriquecendo ainda mais o potencial turístico da região. Também é importante ressaltar que o ponto de partida de muitas dessas ações foi o planejamento estratégico do turismo proposto pelo Sebrae e seus parceiros, realizado há dois anos, que tem gerado bons frutos e está consolidando o turismo na nossa região”, explicou Marcílio.
Ainda conforme o gerente, outras ações já estão previstas por meio desse planejamento estratégico, como a implantação de dois centros de atendimento ao turista, no centro de Araruna e no parque da Pedra da Boca. “É o reconhecimento do potencial turístico do curimataú e do seridó paraibano, por meio desse trabalho do Sebrae e de diversos parceiros, como as prefeituras da região, o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), PBTur, Associação de Escaladores do Nordeste e tantos outros parceiros que trabalham juntos para o fortalecimento dessa atividade”, acrescentou o gestor.