Enem: Com fim das inscrições, candidatos intensificam estudos 
15 de junho de 2023
Redação

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 estão abertas e encerram até a próxima sexta-feira, 16 de junho, no site www.enem.inep.gov.br. Para muitos candidatos, este momento é um convite para retomar ou intensificar a rotina de estudos. No entanto, especialistas alertam que é necessário ter cautela. 

De acordo com Lanna Elias Pereira, psicóloga da Clínica de Psicologia da Faculdade FPB, a pressão e a ansiedade podem ser grandes obstáculos para aqueles que estão se preparando para o Enem. Por isso, é importante cuidar da saúde mental durante o processo de preparação. 

“É importante reconhecer e gerenciar as emoções, permitindo-se sentir e expressar os sentimentos que surgem ao longo do processo. Frustrações, inseguranças e momentos de desânimo são comuns, mas é fundamental lembrar que fazem parte do caminho e que é possível superá-los”, ressalta. 

Outra forma de desacelerar, segundo Lanna, é buscar apoio emocional na família, nos amigos e na terapia, além de incluir no dia a dia atividades físicas e momentos de lazer para alcançar o equilíbrio emocional. 

“Desabafar com pessoas em quem você confia, buscar a ajuda de um profissional especializado, como um psicólogo, pode proporcionar um espaço seguro para expressar os sentimentos e obter o suporte necessário. Além disso, o lazer libera endorfina, um hormônio que promove a sensação de bem-estar e ajuda a reduzir o estresse. Isso pode até mesmo ser uma questão de prova”, brinca a docente. 

“É importante lembrar que o Enem é uma etapa significativa, mas não define toda a trajetória acadêmica e profissional. Manter uma perspectiva realista e positiva, confiar em si mesmo e em sua preparação é fundamental para enfrentar as provas com mais tranqüilidade. Equilíbrio emocional e conhecimento caminham juntos”, pontua Lanna Pereira. 

Compartilhe: