Identificar as principais dificuldades relacionadas com o dia a dia da gestão de um pequeno negócio, propondo soluções personalizadas para a realidade de cada empresário. Essa é a missão do Sebrae na Sua Empresa, programa gratuito de orientação empresarial, que tem como foco os microempreendedores individuais (MEI), as microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). Desenvolvido através de atendimentos presenciais, o programa está disponível para os empreendedores de Campina Grande e dos demais municípios atendidos pela Agência Regional do Sebrae/PB localizada na cidade.
De acordo com a metodologia do Sebrae na Sua Empresa, o programa funciona através da busca ativa de pequenos negócios, realizada pelos Agentes de Orientação Empresarial (AOE), ou então a partir da demanda direta de empreendedores, que podem solicitar o atendimento do programa através da Central de Relacionamento ou do WhatsApp do Sebrae, ambos com número 0800 570 0800.
Uma vez iniciado o atendimento, durante a primeira visita presencial o agente de orientação vai realizar um diagnóstico sobre a realidade da empresa e as dificuldades do empreendedor. Posteriormente, a partir dessa análise, o agente do programa vai propor ao empresário um conjunto de soluções que atendam aos desafios e necessidades do negócio.
Além disso, ao acompanhar a aplicação dessas soluções, os agentes do Sebrae na Sua Empresa também apresentam aos empreendedores outros serviços e capacitações oferecidos pela instituição, que podem contribuir para o desenvolvimento e a sustentabilidade do negócio. Conforme explica a analista técnica do Sebrae/PB, Heloísa Diniz, durante a aplicação do Sebrae na Sua Empresa, são trabalhados temas como planejamento, finanças, mercado, vendas, gestão de pessoas e organização do negócio.
“O programa é importante porque, ao receber a visita do agente de orientação empresarial, o empreendedor vai ter um diagnóstico sobre a situação real da sua empresa. Além disso, o agente vai apresentar, sem custo algum, as soluções e oportunidades mais adequadas para que aquele negócio se torne cada vez mais competitivo no mercado, mas respeitando sempre a necessidade de cada empresa”, acrescentou a analista.