O mercado digital apresenta inúmeras possibilidades para os empreendedores, seja investindo nas redes sociais para divulgar a loja física, produto ou serviço, oferecer cursos ou ainda abrir uma loja totalmente virtual, como é o caso do e-comerce. Considerando esta última opção, entre as vantagens está o menor custo para investir. Contudo, é preciso ficar atento à presença do negócio na internet, formas de atrair o cliente e, claro, um bom planejamento de gestão.
Entre as estratégias iniciais para abrir a loja virtual está a avaliação dos pontos fortes e fracos do negócio e conhecer bem o público que quer atingir. É o que explica a analista técnica do Sebrae/PB, Rosário Brito. “Antes de apostar no e-commerce, o empresário deve conhecer bem a sua empresa: saber em detalhes o que, como e quando ela tem condições de produzir e onde pode entregar. Além disso, é importante conhecer bem o cliente, como saber quem é, onde está, o que compra, quanto compra, como e quanto paga”, detalhou.
Outra dica importante da analista é que o empreendedor invista em plataformas seguras, visando tanto a proteção de dados da empresa quanto dos clientes que visitarão o espaço e vão inserir os dados pessoais e bancários. “É importante reforçar os cuidados com o gerenciamento de informações do cliente, por força da Lei Geral de Proteção de Dados. É preciso ainda que o empreendedor se atente para que seu site seja claro, de fácil navegação e ofereça ao cliente a maior variedade possível de meios de pagamento, como cartão de crédito ou débito, boleto e pix”, sugeriu Rosário Brito.
Para empreender com e-commerce, o pequeno empresário pode montar sua loja em marketplaces de grandes empresas, como o Mercado Livre, Magazine Luiza, Netshoes ou ter o seu próprio site, como o Wix, Go Daddy e Shopify. “O marketplace das empresas de destaque no varejo, embora fique com uma fatia do faturamento, oferece uma grande vantagem: a exposição dos produtos e serviços em uma área que já tem muita circulação de clientes virtuais, o que ajuda o empreendedor a economizar nos investimentos em marketing e divulgação, por exemplo”, complementa a analista técnica.
Confira cinco dicas do Sebrae para empreender com e-commerce:
– Mantenha-se atualizado: antes de começar a empreender com loja virtual, faça cursos, capacitações para entender esse tipo de mercado, buscar diferenciais e ver se você se identifica. Além disso, esteja sempre atento às mudanças do mundo digital.
– Organize um bom site: trabalhe em uma plataforma de fácil navegação e invista em um design e redação que esteja em harmonia com a proposta dos seus produtos.
– Invista no marketing digital: amplie sua presença nas redes sociais, com produção de conteúdos atrativos, como vídeos, e invista em anúncios pagos, tanto para atrair novos clientes quanto para divulgar ofertas.
– Controle seu estoque: a imagem da sua empresa está diretamente ligada à satisfação do cliente. Por isso, ter um estoque controlado é essencial, além de garantir a entrega em tempo hábil.
– Seja acessível: invista em plataformas de atendimento, pode ser o próprio WhatsApp, que permitam um atendimento prático e ágil com o seu cliente.