Embaixadas dos EUA tem curso de IA para jornalistas
16 de julho de 2024
Redação

A Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, em parceria com o Redes Cordiais e o Instituto Tecnologia e Sociedade (ITS-Rio), convidam jornalistas, estudantes e profissionais da área no Brasil para participar, durante o mês de agosto, de um curso com foco na convergência entre jornalismo, eleições e inteligência artificial. A formação gratuita, composta por um painel híbrido e seis aulas on-line, discutirá o impacto da IA na cobertura política e os desafios apresentados pelas novas formas de desinformação em contextos eleitorais. 

O curso incluirá sessões ao vivo com discussões interativas com profissionais e especialistas do Brasil e dos EUA renomados da área. Os participantes terão acesso a insights de ponta sobre as melhores práticas para utilizar ferramentas de IA de forma ética e mantendo a integridade jornalística. 

Os principais tópicos a serem explorados incluem: violações de direitos autorais, modelos de negócios em evolução, recursos para cobertura eleitoral e considerações éticas ao integrar ferramentas de IA na reportagem política. As discussões também terão como foco a ameaça da desinformação aos processos democráticos, atendendo iniciativas de educação midiática e medidas de verificação de fatos. 

“Acreditamos que, ao engajar com essas questões, jornalistas brasileiros podem melhor atender seu público e defender os princípios de uma reportagem responsável. Este curso equipará jornalistas com conhecimentos e habilidades essenciais para navegar pelo cenário em evolução do jornalismo político. Ao unir especialistas do Brasil e dos EUA, o evento visa estimular o pensamento crítico e aprofundar a compreensão do papel da mídia na formação do discurso público”, afirmou o porta-voz da Embaixada e Consulados, Luke Ortega. 

No dia 8 de agosto, das 9h30 às 12h30, o evento de abertura acontecerá na Casa Thomas Jefferson – Asa Sul, Brasília. Haverá dois painéis com temas como o impacto da inteligência artificial no jornalismo político, cobertura das eleições de 2024, riscos das novas formas de desinformação em contextos eleitorais e precauções éticas para o uso de IA na cobertura política. Os jornalistas poderão participar presencialmente ou on-line. 

O curso será ministrado entre 26 de agosto e 5 de setembro em seis aulas on-line e ao vivo. Serão abordados com temas como Introdução à Inteligência Artificial, Uso da IA em contextos eleitorais, Desinformação e IA, Regulação da IA no Brasil e nos EUA, e Ética e IA. 

Inscrições para o curso podem ser feitas até 26 de agosto por meio do link: https://somos.itsrio.org/jornalismo-ia-como-a-inteligencia-artificial-esta-moldando-eleicoes-redes-cordiais#rd-section-lv1kzrwl

Compartilhe: